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Palestras e seminários


Eventos realizados
Início: 14/09/2016 - Fim: 14/09/2016
Jogos Sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades

Disciplina Seminários em Computação I/II/III (2ºsem/2016)


 Palestrante: Rafaela Vilela da Rocha Campos

 Resumo:
 O uso de jogos vem crescendo para fins de aprendizado, treinamento e
avaliac%u0327a%u0303o do desempenho de seus usua%u0301rios, chamados de jogos
 sérios. Entretanto, o desenvolvimento de um jogo sério tem que ser
 sistema%u0301tico e multidisciplinar para que ele tenha sucesso como
 produto final. Serão apresentados os principais desafios na produção
 e uso de jogos sérios, uma visa%u0303o geral da metodologia de
 desenvolvimento e seu uso na criação de treinamentos de preparação e
 resposta a emergência, além de oportunidades que a área apresenta
para pesquisa e desenvolvimento.


Rafaela Vilela da Rocha Campos Pós-doutoranda no Instituto de
 Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo
 (ICMC/USP), em parceria com o Instituto de Computação da
 Universidade Federal de Alagoas (IC/UFAL). Possui mestrado e
 doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São
 Carlos (UFSCar), com estágio de doutorado no Departamento de Ciência
 da Computação e Informação na Universidade de Linköping, na Suécia.
 Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da
 Educação a Distância e especialização em Desenvolvimento de Sistemas
 Web baseados em Tecnologia Java. Tem trabalhado com pesquisa,
desenvolvimento e inovação nas áreas de Ciência da Computação e
 Informática na Educação, com ênfase em Jogos Sérios, Simulações
 Interativas, Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano.

Palestras e seminários
Início: 14/09/2016 - Fim: 14/09/2016
As redes de genealogia acadêmica dos programas de computação do Brasil

Seminários em Computação - BCC

Título:   "As redes de genealogia acadêmica dos programas de computação do Brasil"

Data: 14/09/2016

Horário: 14:00 às 16:00

Local: Auditório ICMC Prof Fávaro

Resumo:

Neste seminário serão  apresentados os resultados preliminares  da genealogia acadêmica de todos os PPGs de computação no Brasil.  Ênfase será dada no método considerado para a coleta e caracterização topológica.
Esses resultados são decorrentes de um projeto sobre genealogia acadêmica no Brasil.

Palestrante:  Jesus P. Mena-Chalco

Professor Doutor na UFABC desde 04/2012 e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Bacharelado em C&T da UFABC. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos, Bibliometria e Cientometria. Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos, principalmente da Plataforma Lattes (scriptLattes), do Banco de teses e dissertações da CAPES e dos registros históricos de genealogia de acadêmicos/cientistas.
 Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado ganhou o Primeiro lugar no XIII Concurso Latino-americado de Tesis de Maestria do CLEI/UNESCO-2006. Seu trabalho de doutorado foi selecionado entre as 10 melhores da área de Computação Gráfica e Processamento de Imagens no SIBGRAPI-2011.
 Atualmente é Professor Adjunto II e membro dos seguintes grupos de pesquisa: (i) Grupo de Análise de Redes Sociais e Cientometria da EACH-USP; (ii) Núcleo Estratégico NUVEM (Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade) da UFABC; e (iii) Lab4u da UFSCAR.

Palestras e seminários
Início: 05/09/2016 - Fim: 05/09/2016
O Universo Psicológico do Estudante Universitário: Vicissitudes e Suporte na Jornad

Seminário sobre Tutorias

Palestrante: Patrícia L. Bellodi (Faculdade de Medicina da USP), currículo em http://lattes.cnpq.br/3696187585681427

Resumo: A entrada na vida universitária representa ao mesmo tempo a realização de um sonho e uma ruptura. O jovem deve deixar para trás seu antigo e conhecido mundo para explorar um universo com novos desafios, regras e relações. Nessa jornada momentos díficeis estão previstos e a oferta de suporte é fundamental para a sua superação. Conhecer as vicissitudes do vir-a-ser universitário e também as estratégias e boas práticas de cuidado e acompanhamento aos jovens ao longo de sua formação é o objetivo central dessa palestra/atividade.

Palestras e seminários
Início: 05/09/2016 - Fim: 05/09/2016
Blue sky catastrophies (part 2)

Seminários Pos-Doc

Palestrante: Dmitri Turaev (Imperial College London)

Título: Blue sky catastrophies (part 2)

Resumo: One of the first questions of classical bifurcation theory was to  determine stability boundaries for periodic orbits of systems of  differential equations. In other words, how a stable periodic  orbit of a system of differential equations can disappear as parameters  of the system vary?

Up to date, 7 primary (i.e. codimension-1) stability boundaries are  known: saddle-node periodic, orbit, period-doubling, torus creation,  reverse Andronov-Hopf bifurcation, homoclinic loop to a saddle,  homoclinic loop to a saddle-node, and the so-called blue-sky catastrophe. Conjecturally, this list is complete, i.e. no other  stability boundaries of codimension-1 exist. The blue-sky catastrophe is the only primary stability boundary where the periodic orbit disappears by transforming into an infinite set of
orbits. It was discovered as a purely mathematical construction, however it occurred later that such sets emerge naturally in slow-fast systems and, in particular, the blue-sky catastrophe is responsible for transitions from tonic spiking (sustainable fast oscillations) to bursting (a regime where fast oscillations are regularly interrupted by the quiescence phase) in Hodgkin-Huxley type models of neurons. The great variability of the duration of the bursting phase near the moment of the blue-sky catastrophe can be responsible for switching between behavior patterns in small networks of neurons.

In the lectures, the analysis of the blue-sky catastrophe in slow-fast systems will be carried on based on the invariant manifold theory augmented with basic tools from classical theory of bifurcations on the plane, averaging theory, and Lyapunov exponents.

Palestras e seminários
Início: 02/09/2016 - Fim: 02/09/2016
Blue sky catastrophies (part 1)

Seminários Pos-Doc

Palestrante: Dmitri Turaev (Imperial College London)

Título: Blue sky catastrophies (part 1)

Resumo: One of the first questions of classical bifurcation theory was to  determine stability boundaries for periodic orbits of systems of  differential equations. In other words, how a stable periodic  orbit of a system of differential equations can disappear as parameters  of the system vary?

Up to date, 7 primary (i.e. codimension-1) stability boundaries are  known: saddle-node periodic, orbit, period-doubling, torus creation,  reverse Andronov-Hopf bifurcation, homoclinic loop to a saddle,  homoclinic loop to a saddle-node, and the so-called blue-sky catastrophe. Conjecturally, this list is complete, i.e. no other  stability boundaries of codimension-1 exist. The blue-sky catastrophe is the only primary stability boundary where the periodic orbit disappears by transforming into an infinite set of
orbits. It was discovered as a purely mathematical construction, however it occurred later that such sets emerge naturally in slow-fast systems and, in particular, the blue-sky catastrophe is responsible for transitions from tonic spiking (sustainable fast oscillations) to bursting (a regime where fast oscillations are regularly interrupted by the quiescence phase) in Hodgkin-Huxley type models of neurons. The great variability of the duration of the bursting phase near the moment of the blue-sky catastrophe can be responsible for switching between behavior patterns in small networks of neurons.

In the lectures, the analysis of the blue-sky catastrophe in slow-fast systems will be carried on based on the invariant manifold theory augmented with basic tools from classical theory of bifurcations on the plane, averaging theory, and Lyapunov exponents.

Palestras e seminários
Início: 01/09/2016 - Fim: 01/09/2016
Fitting ideals and Buchsbaum-Rim Multiplicity

Seminários de Álgebra Comutativa

Palestrante: Professor Pedro. H. Albuquerque Lima - UFMA

Dia: 01/09/2016
Hora: 14:00 Horas
Sala: 3-104

Resumo: http://conteudo.icmc.usp.br/e/1d36e

Palestras e seminários
Início: 31/08/2016 - Fim: 31/08/2016
Para além da terceira dimensão

Disciplina Tópicos em Computação e Matemática Computacional II


Palestrante: Ton Marar


 Resumo: Deduzir qual é o formato do universo é tarefa complicada, mas
alguma familiaridade com espaços de dimensão maior que 3 pode
 ajudar. Descreveremos como certas analogias com espaços de dimensão
 mais baixa desmistificam a quarta dimensão e assim nos permite "ver"
 objetos tridimensionais sem borda, como possivelmente é o nosso
 universo.
 Também mostraremos como projeções do espaço de dimensão 4 em espaços
 de dimensão 3 ajudam a entender certas superfícies.


Bio: Ton Marar é bacharel em matemática formado no ICMSC-USP (1979).
PhD em matemática pela University of Warwick (1989) é professor do
ICMC-USP desde 1980. Tem artigos publicados na área de Topologia Geométrica e Teoria das Singularidades. Escreveu também alguns textos críticos sobre o trabalho de artistas plásticos contemporâneos.

Palestras e seminários
Início: 31/08/2016 - Fim: 31/08/2016
Recursos Educacionais Abertos: Aspectos Gerais, Tendências e Perspectivas


Disciplina: Seminários em Computação I/II/III (2ºsem/2016)


Palestrante: Ellen Francine Barbosa

Resumo:
Recursos Educacionais Abertos (REAs), ou do termo em inglês Open Educational Resources (OERs), consistem em materiais de ensino,aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O desenvolvimento de conteúdos na forma "aberta" tem emergido como alternativa viável para apoiar efetivamente o processo de ensino e aprendizagem, seja na modalidade presencial, híbrida ou a distância, e em diferentes níveis de ensino. Iniciativas nacionais e internacionais podem ser encontradas nessa direção. O objetivo desta palestra é fornecer uma visão geral sobre REAs, abordando tanto conceitos básicos como aspectos técnicos e legais associados a seu desenvolvimento e utilização. Exemplos de REAs em diferentes domínios de conhecimento também são apresentados.


Ellen Francine Barbosa
Professora Associada do Departamento de Sistemas de Computação e coordenadora do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do ICMC/USP. Foi coordenadora do Laboratório de Engenharia de Software do ICMC/USP (LabES) no período de 2008 a 2011. É fundadora e atual coordenadora do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC/USP (CAEd). Entre seus interesses de pesquisa destacam-se os temas relacionados a Ensino e Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos, Aprendizagem Móvel e a Distância, Linha de Produtos de Software, Arquiteturas de Referência, Qualidade de Software, Teste de Software, Engenharia de Software Experimental e Ontologias.

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