Projetos em Rede
28/08/2014

Elaine Weyuker e Tom Ostrand participam de Seminário de Teste de Software no ICMC

Com a participação dos pesquisadores internacionais de Engenharia de Software Elaine Weyuker e Tom Ostrand, o Seminário de Teste de Software, que ocorreu no último dia 11 de agosto, contou com palestras e um minicurso envolvendo previsões de falhas de software, resultados de testes e experiências de pesquisas e de desenvolvimento. O evento foi realizado no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

A palestra Looking for Bugs in all the Right Places, ministrada por Weykuer, abriu uma discussão sobre a procura de erros em software, sua importância e abordagens relacionadas. Foram apresentados alguns resultados de previsões mais precisas, obtidos quando de sua atuação como pesquisadora na AT&T.

Ostrand ministrou a palestra Variations of the Fault Prediction Mode sobre a avaliação dos modelos de previsão. O pesquisador mostrou alguns gráficos explicativos e apresentou modelos com diversas variáveis que podem impactar a previsão de erros em sistemas de software.

No minicurso Learning to work together: Some stories, some issues, some solutions, que ocorreu no período da tarde, foram compartilhadas experiências de pesquisas e diversos contextos de desenvolvimento na perspectiva de se garantir um projeto bem sucedido na prática.

O estudante de mestrado de Ciências da Computação e Matemática Computacional do ICMC, Carlos Damasceno, se interessou pelo compartilhamento de experiências dos palestrantes, a parceria entre academia e indústria, e também, considerou importante conhecer a visão de pessoas que desenvolvem esse tipo de trabalho. “Foi uma oportunidade única, principalmente de ver autores de artigos que lemos com frequência”, afirmou.

Ostrand é pesquisador de software da AT & T Labs e membro do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Rutgers. Weyuker, também foi membro da equipe técnica da AT & T Labs, foi professora no Instituto Courant de Ciências Matemáticas da Universidade de Nova York e programadora na Texaco, atualmente é consultora independente.

O evento foi promovido pelo Centro de Competência em Software Livre (CCSL-ICMC) e o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL). Após o evento, os palestrantes seguiram para a Escola Avançada de Teste de Software (EATS), que ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) de 13 a 14 de agosto.

Por Natalí Silvia da Assessoria de Comunicação NAP-SoL