Cultura e Extensão
06/05/2014

Exposição fotográfica Faces chega ao ICMC retratando o imaginário do povo africano

Fotos e poesias estarão expostas a partir de amanhã na Biblioteca Achille Bassi no campus 1 da USP, em São Carlos

O cenário é Angola, na África, mais especificamente a Aldeia Mana Culele. O protagonista dessa história é Casimiro Paschoal “Lumbandanga” da Silva, funcionário da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que viajou ao país africano em abril de 2013. Nessa experiência, além de aprofundar o conhecimento sobre o berço de seus antepassados, fez um registro dos lugares por que passou, adquirindo o material que gerou a exposição.

Faces é, portanto, resultado da viagem de um homem que há anos é militante na luta pela igualdade racial e conseguiu apresentar sua alma por meio de poesias e imagens. Ele vem, agora, propor à sociedade uma reflexão sobre a realidade de um país em reconstrução e o valor de um povo marcado pela escravidão e discriminação.

As imagens expostas traduzem um pouco do que ele viu e viveu em Angola. Por meio de retratos coloridos e em branco e preto, Casimiro procura expressar a espiritualidade e a graça do povo africano, as cores dos olhares, dos tecidos, dos dias chuvosos de Huambo ou das tardes ensolaradas e escaldantes de Luanda. Faces retrata, assim, o cotidiano de um povo que merece dignidade, respeito e políticas públicas decentes.

“Separados por um oceano, irmãos de cor e de sangue, fomos arrancados de nossa Terra Mãe, mas nunca seremos desconhecidos, pois nossas Faces se reconhecem e nossos olhares sempre se voltarão para um futuro melhor, de oportunidades e de valorização”, ressaltou Casimiro.

A exposição Faces está sendo realizada na Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhado são-carlense, 400. Fica em cartaz de 7 de maio a 6 de junho, podendo ser visitada a qualquer hora, inclusive nos finais de semana. A exposição já passou pela Biblioteca da EESC.

Comissão de Cultura e Extensão

E-mail: ccex@icmc.usp.br