VOCÊ ESTÁ AQUI VOLTAR

NOTÍCIAS

Cultura e Extensão
16/06/2014

Computação e Copa num só ritmo: exposição entra em campo no ICMC

A história da Computação e das Copas do Mundo de Futebol andam em paralelo na exposição que acontece no ICMC a partir desta terça, 10 de junho, no Museu de Computação Odelar Leite Linhares

 

 

 

 

Começa o jogo no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. No gramado do Museu de Computação Odelar Leite Linhares, a bola da vez é a história da Computação e das Copas do Mundo de Futebol. Andando em paralelo, as duas se encontram nessa exposição que entra em campo de 10 de junho a 31 de outubro.

 

O objetivo da exposição é destacar o que de mais relevante aconteceu em todas as edições do torneio mundial de futebol da FIFA, relembrando também o contexto geopolítico do mundo em cada época. Paralelamente a essa linha do tempo, o público pode conferir as principais descobertas e invenções que movimentavam a computação, observando como a tecnologia evoluiu ao longo desse caminho. “Para que as pessoas possam ver como eram essas máquinas que aparecem nos painéis da exposição, selecionamos algumas peças do acervo do Museu para mostrar ao público”, explicou a curadora da exposição, Regina Santana.

 

Entre as peças expostas estão diversas máquinas de calcular, além de vários computadores como, por exemplo, o CP 500. Lançado em 1982, o CP 500 foi um dos primeiros microcomputadores brasileiros e um dos maiores sucessos de vendas em seu nicho de mercado. Também é possível conferir a evolução de videogames e jogos que têm como tema o futebol.

 

No final da exposição, um painel explica algumas novas tecnologias que serão empregadas na Copa em 2014 tais como a tecnologia 4K, que permite uma resolução quatro vezes maior que o Full HD, capturando detalhes com maior nitidez como a expressão em rostos. Outro exemplo é a instalação de sete câmeras em cada gol, com a capacidade para produzir cerca de 500 imagens por segundo em 3D e em alta definição. Essas imagens são enviadas para um computador que realiza o processamento necessário para verificar se a bola entrou ou não.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pontapé inicial – O pontapé inicial da exposição aconteceu na manhã desta terça-feira, 10 de junho. “É muito importante podermos trazer a sociedade para o ICMC, convidando-a a conhecer um pouco da história da computação, marcada pelas rápidas e constantes mudanças”, afirmou Solange Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC, durante a cerimônia de abertura da exposição.

 

O evento também marcou a reinauguração do Museu de Computação Odelar Leite Linhares, que passou por uma reforma e foi ampliado com apoio e recursos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. “O Museu pode ser usado como ferramenta de apoio para o ensino e a pesquisa no ICMC. Por meio dele, é possível mostrar a evolução da computação devido a demandas de vários domínios de aplicação, além de apresentar a evolução desses domínios do saber com o emprego da computação”, disse o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado.

 

“Nosso objetivo é trazer alunos do ensino médio e fundamental para conhecer essa história, pois queremos atrair novos talentos para as áreas da matemática e da computação, a fim de que possam continuar a construir essa história com a gente”, completou Maldonado. 

 

“Esse local foi idealizado e iniciado pelo professor Odelar Leite Linhares como um museu de cálculo numérico. Tal como esse Museu, muitas outras sementes que o professor lançou frutificaram. Já faz 10 anos que ele nos deixou, mas continua vivo nas nossas lembranças”, recordou a professora Regina Santana. Presentes na cerimônia, estavam a esposa do professor Odelar, Nilza Leite Linhares, e a filha, Adriana Leite Linhares.

 

A exposição Computação e Copa num só ritmo é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Para visitas em grupo, o time deve agendar antecipadamente a visita pelo telefone (16) 3373.9146.

 

Da esquerda para a direita: Maldonado, Nilza, Adriana, Regina e Solange

Confira mais fotos do Museu na página do ICMC no Facebook.

 

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Fotos: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

 

Exposição Computação e Copa num só ritmo

Onde: Museu de Computação Odelar Leite Linhares, no ICMC (Av. Trabalhador São Carlense, 400).

Site: mc.icmc.usp.br

Quando: de 10/06 a 31/10.

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

E-mail: museu@icmc.usp.br

Telefone: (16) 3373.9146

 

 




UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading