Cultura e Extensão
20/02/2015

Os origamis tomam conta da Biblioteca Achille Bassi

Para confeccionar a violinista com uma única
folha de papel, foram necessárias 7 horas de trabalho

Uma grande curva de Gauss, uma violinista, várias caixas, flores, figuras mitológicas e muitos animais. Essa diversidade de formas, tamanhos e cores pode ser conferida na exposição "Origami: uma arte como você nunca viu!", que toma conta da Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a partir desta segunda-feira, 23 de fevereiro.

Realizada pelo grupo Kakushin, da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos, a exposição é gratuita e fica em cartaz até 11 de abril. “Vamos expor origamis complexos gigantes, que começamos a produzir para que as pessoas pudessem ver melhor os detalhes dessa arte”, explica um dos coordenadores do grupo, Osmar Pinheiro. O grupo é formado por cerca de doze dobradores voluntários que se dedicam à divulgação da arte do origami.

As obras estão expostas no térreo e no primeiro andar da Biblioteca Achille Bassi e as visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 9 às 12 horas. A Biblioteca Achille Bassi fica no ICMC, no campus I da USP, no centro de São Carlos, na avenida Trabalhador são-carlense, 400.

Oficina – O grupo Kakushin também oferecerá uma oficina de origami na noite da próxima terça-feira, 24 de fevereiro, a partir das 20h30, na sala 4-003 no ICMC. A oficina é gratuita, mas como as vagas são limitadas, é preciso realizar inscrição previamente por meio de formulário eletrônico disponível neste link:icmc.usp.br/e/f757a

A oficina e a exposição estão sendo promovidas com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br