VOCÊ ESTÁ AQUI VOLTAR

NOTÍCIAS

Eventos
27/02/2015

Ciência que enriquece o País

IEA Polo São Carlos, NAPSol e Museu da Ciência promovem palestras para mostrar como a ciência contribui para a economia e a vida dos cidadãos; primeiro convidado é o professor e pesquisador Sérgio Mascarenhas
 
A ciência desenvolvida nas universidades e nos institutos de pesquisa tem um grande impacto na economia e na riqueza social de um país. Para mostrar às pessoas o que se produz nesses locais e de que forma esse conhecimento pode melhorar a vida de cada cidadão, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e o Museu da Ciência Mário Tolentino realizam em São Carlos a partir do dia 5 de março, quinta-feira, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social.
 
A cada quinze dias, sempre às 19h30, no Museu da Ciência Mário Tolentino, figuras de impacto no cenário da ciência nacional vão mostrar as pesquisas que estão desenvolvendo e os benefícios que elas trazem ao cotidiano e à sociedade. As palestras terão sempre uma linguagem simples e fácil de ser entendida pelo público, além de um ambiente de bastante interação entre a comunidade e o pesquisador.
 
Para a primeira edição do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social, o pesquisador convidado é o professor Sérgio Mascarenhas, com a palestra A importância da pesquisa básica e aplicada para o estudo do cérebro. Formado em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mascarenhas é docente aposentado pela USP e professor visitante em diversas universidades internacionais. Também colaborou na fundação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na criação do curso de engenharia de materiais nesta universidade, bem como na implantação de cursos de biofísica e física médica do International Centre For Theoretical Physics (ICTP) em Trieste, na Itália. Aos 86 anos, permanece ativo em suas pesquisas e, atualmente, trabalha em um equipamento não-invasivo para monitorar a pressão intracraniana.
 
A entrada no evento é gratuita. 
 
Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com Sérgio Mascarenhas
Quando: 5 de março, quinta-feira, às 19h30.
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos).
Quanto: entrada gratuita.
Mais informações: (16) 3307.6903.

 




UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading