24/10/2012

Sistema faz previsões estatísticas para Campeonato Brasileiro de Futebol

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar

O Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE) iniciou a divulgação das previsões estatísticas de resultados para o Campeonato Brasileiro de 2012. O grupo é vinculado ao Centro de Estudos do Risco (CER) do Departamento de Estatística (DEs) da UFSCar, e ao Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos. Foi formado em 2005, é composto por docentes, alunos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições e tem desenvolvido metodologias estatísticas de previsão para torneios esportivos, tais como a Copa do Mundo da FIFA de 2006 e 2010.

As previsões são obtidas a partir de um modelo estatístico para os resultados dos jogos que leva em conta com fatores como mando de campo, poder de ataque e poder de defesa de cada equipe do campeonato. Nos esportes, tanto coletivos quanto individuais, existe o interesse em se determinar as chances associadas aos resultados das competições. Neste cenário, a Estatística se mostra como ferramenta adequada. Com relação ao futebol, existem diversos trabalhos acadêmicos direcionados à modelagem de dados esportivos.

Antes do início da Copa do Mundo de 2010, o GMEE participou de uma competição de modelos de previsão para todas as partidas da fase de grupos, organizada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO). O modelo conquistou o prêmio de primeiro lugar na categoria B.

Em 2012, o trabalho de conclusão de curso intitulado Modelagem Estatística Aplicada em Determinação de Resultados de Partidas de Futebol, de autoria de José Fernando Francini Junior e orientação do professor Francisco Louzada Neto, ex-professor do DEs e atualmente no ICMC, e da Equipe do Centro de Estudos do Risco, recebeu Menção Honrosa durante o 20º Simpósio Brasileiro de Probabilidade e Estatística (SINAPE), o maior congresso nacional nas áreas.

O grupo divulga as previsões para os resultados da reta final do Campeonato Brasileiro de 2012 no site www.previsaoesportiva.com.br. Na página, é possível visualizar as chances associadas a cada partida da próxima rodada, as chances de cada equipe ser campeã, de se classificar para a Libertadores da América e de ser rebaixada para a série B do Campeonato Brasileiro.

Mais informações sobre o grupo e as previsões podem ser acessadas no site, pelo endereço www.previsaoesportiva.com.br, ou pelo e-mailprevisaoesportiva@gmail.com.