Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística

Contato: pipges@icmc.usp.br

As Instituições de Ensino Superior no Brasil demandam fortemente mestres e doutores em Estatística. A alta demanda, potencial e efetiva, por profissionais altamente especializados, capacitados a atuarem em centros de pesquisa de instituições públicas e privadas, e por docentes capacitados a ministrar disciplinas na área de Estatística e Probabilidade, contrapõem-se à baixa oferta de opções de Pós-Graduação. No momento, estão disponíveis no Brasil apenas 06 Programas de Pós-Graduação em Estatística com Mestrado e Doutorado.

A necessidade de um novo Programa, fortalecido por um corpo docente coeso e de qualidade, com capacidade de ofertar um bom número de vagas para Mestrado e Doutorado, torna-se eminente.

Em São Carlos - SP existem dois grupos de docentes, um lotado na UFSCar e o outro no ICMC-USP, todos com formação em Estatística, trabalhando conjuntamente em áreas de pesquisa comum, com larga experiência em pesquisa, docência e orientação, que proporcionam a possibilidade de criação deste novo Programa de Pós-Graduação em Estatística.

O grupo de docentes da UFSCar está lotado no Departamento de Estatística (DEs-UFSCar). O DEs-UFSCar possui um Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGEs) com o Curso de Mestrado iniciado em 1997 e o Curso de Doutorado iniciado em 2006. O Programa, credenciado pela CAPES, obteve na última avaliação conceito 4. O Programa conta com 10 docentes, sendo 04 docentes do ICMC-USP e 01 docente colaborador.

O PPGEs-UFSCar formou até o momento 110 mestres e 05 doutores e conta atualmente com 23 alunos de mestrado (13 alunos da turma de 2011 e 10 alunos da turma de 2010), dos quais 05 são orientados pelos docentes do ICMC-USP, e conta com 24 alunos de doutorado (09 alunos da turma de 2011, 03 da turma de 2010, 06 da turma de 2009, 05 da turma de 2008 e 01 da turma de 2007), dos quais 10 são orientados pelos docentes do ICMC-USP.

Por outro lado, o grupo de Estatística do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP é composto por 10 docentes, dos quais 07 estão credenciados para orientações no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional junto ao ICMC-USP. A Pós-Graduação do ICMC conta com Programas de Mestrado e Doutorado de “Matemática” e de “Ciências de Computação e Matemática Computacional”. O nível científico dos Programas de Pós-Graduação do ICMC é refletido nos conceitos atribuídos pela CAPES: conceito 6 para os dois Programas. O grupo de Estatística do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP orientou no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, até o momento, 28 dissertações de mestrado e 05 teses de doutorado e estão orientando 08  mestrandos e 02 doutorandos.

Considerando a maturidade dos dois corpos docentes, DEs-UFSCar e ICMC-USP, e o fortalecimento da produção científica, que já se desenvolve conjuntamente,  os docentes dos dois grupos julgam que é o momento de propor às Instituições UFSCar e USP uma associação ampla para, com responsabilidades e atribuições compartilhadas, co-patrocinarem a criação e manutenção em São Carlos de um Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística - Mestrado e Doutorado.

Os docentes dos dois grupos observam como consequência desta cooperação a formação de um dos mais destacados grupos de pesquisadores da área de Estatística do Brasil. O Programa Interinstitucional seria iniciado com 15 docentes, sendo 04 bolsista de produtividade do CNPq, com a experiência de mais de 100 defesas de dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado e que, nos últimos 05 anos, publicou mais de 80 artigos em revistas Qualis A1, A2, B1, B2 e B3. Com a possibilidade de atender a demanda por aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior Público e Privado não apenas da região central do Estado de São Paulo, pólo concentrador de centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia, mas também de outras regiões do país.

É importante destacar que os campi das duas universidades estão a uma distância de apenas 04 km, permitindo facilidade de locomoção dos estudantes e docentes às salas de aula, salas de seminários, laboratórios e bibliotecas. As reuniões administrativas podem ser feitas em qualquer um dos campi sem necessidades de afastamento e despesas de deslocamento.