Criado em 2014, o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) é um programa pioneiro que visa aproximar o setor produtivo, governos e universidade.

O objetivo do MECAI é fornecer a seus alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo de modo a fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando assim empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente. O profissional formado recebe capacitação para atuar em diversas áreas, pois as habilidades desenvolvidas incluem técnicas de otimização, análise de dados, estatística, inteligência computacional, dentre outras.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o MECAI teve seu primeiro processo seletivo lançado no mês de maio de 2014, com primeira turma iniciando em agosto de 2014. O programa passou pela primeira avaliação completa feita pela CAPES no quadriênio 2017-2020, obtendo nota 4, sendo que a nota máxima para programas profissionais avaliados pela CAPES é 5. A avaliação positiva da CAPES mostra o crescimento e o reconhecimento da excelência do programa em âmbito nacional. Mais detalhes nesta reportagem.

O MECAI está ligado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC e ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão - Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID/CeMEAI), financiado pela Fapesp, cujo um dos objetivos é o estreitamento entre a academia e o setor produtivo.

Ênfase

Ciência de Dados: Novas fontes de dados combinadas com técnicas de análise e processamento vem revolucionando áreas como medicina, governança e agricultura. A hoje denominada "ciência de dados" é uma das principais responsáveis por tal transformação. Como uma área multidisciplinar que combina, dentre outras, técnicas estatística, mineração de dados, álgebra linear aplicada e inteligência computacional, ciência de dados tem o intuito de extrair conhecimento a partir de informações coletadas por dispositivos dedicados, como câmeras de vigilância e radares, e sensores embutidos em dispositivos portáteis como tables e smartphones. Embora diversos grupos de pesquisa no Brasil venham se especializado no contexto de ciência dos dados, poucos são os cursos de pós-graduação dedicados ao tema. Uma das poucas exceções é o mestrado profissional MECAI do ICMC, que oferece desde 2015 uma ênfase em ciência de dados, visando a formação de profissionais aptos a atuarem nesta importante área da ciência aplicada.  

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação