Estágio no exterior - para alunos regulares da USP que pretendam realizar atividades fora do Brasil

Alunos(as) que vão iniciar estágio no exterior devem, com antecedência, notificar o Serviço de Pós-Graduação e, caso tenham bolsa vigente, o Setor de Convênios, Bolsas e Auxílios.

Ambos os formulários abaixo são obrigatórios, independente de receber bolsa para realizar o estágio ou não.

Procedimentos antes da viagem - Envio antes de sair do Brasil

  • Preencher as informações e enviar o formulário solicitado em https://icmc.usp.br/e/84465. Este deverá obrigatoriamente conter as assinaturas do(a) aluno(a), do(a) orientador(a) no ICMC e do(a) supervisor(a) do estágio.
  • Caso o aluno tenha bolsa do tipo institucional (concedida pelos programas de pós-graduação do ICMC) vigente no país, deverá entrar em contato com o Setor de Convênios, Bolsas e Auxílios (em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para solicitar que seja feita a suspensão da bolsa no país durante o estágio. No caso de outros tipos de bolsas, o aluno(a) deve buscar orientação junto à concedente da bolsa (agência de fomento, empresa etc).

Procedimentos no retorno da viagem - Envio assim que chegar no Brasil

  • Preencher as informações e enviar o formulário solicitado em   https://icmc.usp.br/e/d8309. Este deverá obrigatoriamente conter as assinaturas do(a) aluno(a), do(a) orientador(a) no ICMC e do(a) supervisor(a) do estágio.
  • Após a conferência das informações os dados do estágio serão inseridos na ficha no Janus.
Atenção: 
1- A inclusão do supervisor do estágio no exterior como coorientador não é automática e, caso haja o interesse, devem ser seguidos os procedimentos disponíveis na página de formulários do programa, em inclusão de coorientador.
2- Só podem ser registrados no Sistema Janus estágios superiores a 30 dias corridos de duração.

 

Mobilidade - para alunos de programas de Pós-Graduação do exterior que pretendam realizar atividades no ICMC

Estudante de instituição estrangeira atuando em atividades de pós-graduação, sob supervisão local de orientador credenciado em Programa de Pós-Graduação da USP, por período de três a doze meses (prorrogável por até 12 meses) poderá ser matriculado como aluno regular pelo período de permanência na USP e estará sujeito às normas do Programa.

Para período de permanência menor que três meses, aprovado pela CCP e pela CPG, o(a) estudante receberá do Serviço de Pós-Graduação da Unidade declaração que lhe permita usufruir dos serviços desta Unidade Ensino nesse período.

Os documentos necessários para análise da solicitação de mobilidade do(a) aluno (a) seguem podem ser acessados através do formulário disponível em https://icmc.usp.br/e/11cf3

A solicitação passa por análise de CCP e CPG.

Todos os documentos devem ser entregues e estão divididos em duas fases, uma preferencialmente antes da chegada e uma obrigatoriamente após a chegada.

Caso todos os documentos sejam entregues juntos apenas após a chegada, o período solicitado poderá, em caso de aprovação, não ser registrado na íntegra uma vez que o início oficial só pode ocorrer após a aprovação da CPG, última instância de análise.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação