Programa de Tutoria

 

O objetivo principal do Programa de Tutoria do BCC é dar apoio ao aluno de graduação fora da sala de aula, em assuntos acadêmicos ou pessoais. Em termos acadêmicos, o tutor auxilia os alunos com esclarecimentos e planejamento de ações que facilitem o seu desempenho acadêmico na Universidade, orientando-os sobre a relevância das disciplinas obrigatórias, sobre formas de estudar, sobre escolhas de disciplinas optativas, sobre como lidar com situações de trancamento de disciplinas e reprovações e, nesses casos, como se recuperar e se adequar à grade do curso. A grande proximidade entre tutor e aluno também permite a orientação em termos de possíveis atividades extracurriculares (por exemplo, iniciação científica, PET, empresa júnior e outras atividades no âmbito da universidade), dentre outras. Em termos pessoais, o tutor pode oferecer orientação a respeito da futura carreira e dar apoio individual, se necessário.

Em curto prazo, acredita-se que tais ações impliquem na melhoria do aprendizado de cada um dos alunos, o que deve se refletir em número menor de evasões, melhor desempenho dos alunos nas disciplinas e melhor engajamento nas atividades institucionais. Em médio e longo prazos, espera-se ter alunos mais satisfeitos e conscientes sobre seu curso de graduação e seu andamento, e egressos empenhados em manter vínculo com o curso, com alunos e com a Universidade.

Para dar atendimento de qualidade aos grupos de alunos, são realizadas reuniões periódicas entre o tutor e o seu grupo de alunos. Nas reuniões, também se sugere a participação de alunos de iniciação científica e que desenvolvem trabalhos de conclusão de curso sob orientação do tutor. Acredita-se que esses alunos possuem uma perspectiva mais próxima dos alunos novos e possam contribuir significativamente para o programa de tutoria.

É importante notar a diferença entre este programa de tutoria e no que consiste o tradicional tutor das turmas. O que está sendo apresentado visa a um acompanhamento mais próximo e individualizado para os alunos. O tutor de turma acompanha a turma como um todo, lidando com questões acadêmicas relacionadas a todo o grupo de alunos, como qualidade das disciplinas de cada semestre, a interação entre a turma e os professores das disciplinas, e possíveis situações envolvendo a grade curricular e questões relacionadas ao instituto.

Perfil dos Tutores

Os tutores são selecionados entre os docentes do curso de BCC, e devem ter o seguinte perfil geral:
* Ser uma pessoa envolvida com o ensino de graduação, que conhece o curso de graduação e os alunos.
* Ser uma pessoa disponível para que, quando um aluno tiver necessidade de discutir algum problema, o aluno seja recebido com rapidez.
* Estar disposto a participar das reuniões e a seguir as orientações da coordenação do curso.

As horas dedicadas por cada tutor ao Programa Tutores podem ser consideradas como horas dedicadas ao ensino de graduação, conforme Portaria GR 3150/99 [2].

Participação dos Alunos

A participação dos alunos nas atividades de tutoria tem sido atrelada à disciplina de Informação Profissional em Ciências da Computação, ministrada no 1o período do curso. Entretanto, outras possibilidades também podem ser exploradas.

O programa é realizado principalmente com alunos do 1o período do curso, pois este é o período em que os alunos estão mais suscetíveis a questões de adaptação a uma nova rotina e a um ambiente diferente, necessitando de mais acompanhamento e aconselhamento. Caso se mostre benéfico e necessário, o período de tutoria pode ser estendido para os demais anos do curso.

Estrutura do Programa de Tutoria do BCC

O Programa de Tutoria do BCC é vinculado diretamente ao SCC-ICMC-USP.

Cabe à coordenação do BCC consultar e indicar docentes para atuarem como tutores dos alunos ingressantes. Em princípio, os grupos de alunos serão formados pela coordenação do BCC. Os grupos poderão ser formados aleatoriamente ou por fatores de proximidade entre os alunos. Em princípio, cada grupo deve ter aproximadamente 10 alunos.

O grupo de tutores pode ter membros voluntários de outros departamentos. Um professor pode ser tutor de mais de um grupo de alunos, o que não altera o cômputo de até 2 horas semanais em suas horas-aula para efeito da Portaria GR 3150/99. Da mesma forma, é recomendável que cada tutor tenha um vice-tutor para os casos em que o primeiro esteja ausente. Sugere-se que cada docente faça as duas funções: seja tutor de seu grupo de alunos e também vice-tutor de outro grupo.

Avaliação das Atividades de Tutoria

As atividades do Programa de Tutoria do BCC serão acompanhadas e monitoradas ao longo do tempo para que todos seus participantes (alunos, tutores, supervisor, coordenação do curso e unidade) possam receber informações a respeito de participação, necessidades, problemas, expectativas e satisfação em relação ao processo como um todo.

Referências

[1] Projeto Político Pedagógico do Curso Bacharelado em Ciências de Computação. Disponível em http://conteudo.icmc.usp.br/Portal/conteudoDinamico.php?id_menu=186&id_menu_superior=157
[2] PORTARIA GR Nº 3150, DE 22 MARÇO DE 1999. Disponível em http://www.leginf.usp.br/?portaria=portaria-gr-no-3150-de-22-marco-de-1999
[3]  Programa Tutores da Faculdade de Medicina da USP. Disponível em http://www.fm.usp.br/tutores/
[4] Gonçalves, M. C. N. (2011). Vivências de tutor: estudo qualitativo na abordagem da psicologia analítica. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-24052011-120039/
[5]  Programa de Tutoria do IFSC. Disponível em http://www.ifsc.usp.br/graduacao/index.php?option=com_content&view=article&id=42&Itemid=23

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading