INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

PIC-SMA

 

 

Formulário de inscrição

 

  

 

NORMAS:

I. Dos Objetivos do Programa de Iniciação Científica

 

Art. 1 - O Programa de Iniciação Científica (PIC) do Departamento de Matemática do ICMC-USP, é oferecido como atividade acadêmica aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Este programa tem como meta o desenvolvimento de atividades de introdução à pesquisa sob a orientação de um docente do SMA e ele agrega, sem qualquer modificação ou requisito adicional, as atividades de iniciação científica regularmente apoiadas pelas agências de fomento (CNPq, FAPESP, Santander, Pró-Reitorias da USP). Os objetivos desse programa são:

 

a) incentivar a participação de alunos de graduação em atividades científicas extra-curriculares vinculadas aos grupos de pesquisa;

b) propiciar o registro sistemático dos trabalhos de Iniciação Científica (IC)  desenvolvidos no Departamento, incluindo aqueles realizados como atividade voluntária sem benefício de bolsa;

c) favorecer ao aluno a oportunidade de integração e consolidação do aprendizado, o desenvolvimento da auto-confiança com relação à vocação e competência profissional na carreira escolhida;

d) oferecer estágio de qualificação para o ingresso na Pós-Graduação e preparação para a carreira acadêmica mediante sua introdução à atividade científica e às práticas da pesquisa;

e) promover recomendações e diretrizes básicas para os trabalhos de IC, propiciando condições para o acompanhamento da dedicação de orientadores e orientandos, da qualidade dos trabalhos produzidos e da efetividade na consecução dos objetivos propostos.

 

II. Dos Objetivos, Constituição e Competência da Comissão de Iniciação Científica:

 

Art. 2 - A Comissão de Iniciação Científica (CIC), obedecida a orientação geral estabelecida pelos Colegiados Superiores, tem o objetivo de traçar diretrizes e zelar pela execução do PIC-SMA.

 

Art. 3 - O número de membros e a constituição da CIC, bem como seu coordenador será indicado pelo Conselho do Departamento.

 

Art. 4 - À Comissão de Iniciação Científica compete:

a) apreciar as inscrições de projetos no Programa segundo as regras estabelecidas;

b) decidir sobre efetivação e cancelamento do ingresso de alunos do Programa em comum acordo com os respectivos orientadores;

c) apreciar os relatórios parcial e final de atividades e determinar a emissão de certificados de conclusão;

d) deliberar, dentro de suas atribuições, sobre os casos omissos.

 

 

III. Normas para Ingresso de alunos no PIC-SMA

 

Art. 5 - O ingresso no programa PIC-SMA é facultado aos alunos regularmente matriculados em curso de graduação oferecido por qualquer Instituição de Ensino Superior.

 

Dos Alunos não-bolsistas

 

Art. 6 - A inscrição no programa deverá ser feita na Secretaria do SMA mediante apresentação dos seguintes documentos:

a) formulário de inscrição fornecido(baixado do site) contendo dados do aluno e do orientador;

b) histórico escolar de graduação atualizado do candidato e curriculum vitae do orientador;

c) projeto de pesquisa assinado pelo orientador e pelo candidato.

§1. As inscrições são aceitas em fluxo contínuo e têm efeito logo APÓS sua aprovação.

§2. O projeto de pesquisa deve ser assinado pelo aluno e orientador e conter: resumo, introdução com motivação e justificativa, síntese da bibliografia fundamental, objetivos, plano de trabalho, cronograma previsto, metodologia de execução e de análise dos resultados.

§3. O cronograma de atividades deve prever uma dedicação mínima ao projeto de 6 horas semanais e máxima de 12 horas semanais.

§4.  Apenas serão aceitos alunos que estejam cursando o primeiro semestre da graduação, mediante argumentação do orientador e análise de parecerista da área de desenvolvimento do Projeto.

§5. Os alunos matriculados no segundo e terceiro semestres poderão ser aceitos, se obtiverem parecer favorável ao desenvolvimento do Projeto por parecerista da área. Recomenda-se preferencialmente que tais alunos  não tenham reprovação em disciplina e média ponderada mínima 7,0 (sete).

§6. Os demais alunos deverão ter média ponderada mínima 6,0 (seis), aprovação nas  disciplinas necessárias ao desenvolvimento do Projeto ou parecer favorável ao desenvolvimento do Projeto por parecerista da área.

 

Art. 7 - Poderão ser inscritos projetos de pesquisa com duração prevista mínima de 6 meses e máxima de um ano. Este prazo pode ser prorrogado pela CIC mediante justificativa apresentada por ocasião da entrega do relatório final de atividades.

 

Art. 8 - A vigência do projeto de IC não deve ultrapassar a data do término do último semestre letivo do curso de graduação do candidato.

 

Art. 9 – É vedada a participação de alunos que estejam inscritos em outros programas de IC e é permitida ao mesmo a inscrição de apenas um projeto de pesquisa em cada período.

 

Art. 10 - Após a conclusão de um projeto de IC, o aluno poderá inscrever-se novamente para realização de novos trabalhos, tendo direito aos certificados correspondentes.

 

Art. 11 - As inscrições serão apreciadas e autorizadas pela CIC.

§1. Na inscrição, serão julgados o projeto, aluno e orientador.

§2. Para avaliação das inscrições, a CIC deverá se valer de assessores internos ou externos ao SMA.

§3. O orientador fica automaticamente comprometido a avaliar, se solicitado, pelo menos uma inscrição para cada projeto submetido sob sua supervisão, exceto aqueles que contarem com apoio de órgãos de fomento.

§4. A avaliação do aluno será pautada no seu potencial para o desenvolvimento do projeto proposto. Nesse julgamento deverão ser consideradas a dedicação demonstrada pelo aluno nas atividades acadêmicas, suas condições para realização do trabalho, a compatibilidade da carga de trabalho com as disciplinas a serem cursadas e a forma como a atividade proposta deverá contribuir para o desenvolvimento do aluno.

 

Art. 12 - O desligamento do aluno do Programa dar-se-á mediante justificativa encaminhada pelo Orientador à CIC, que deve ser comunicada imediatamente.

 

 

Dos  Alunos bolsistas

 

Art. 13  -  O aluno com bolsa de Iniciação Científica poderá solicitar a sua participação no PIC  mediante a apresentação dos seguintes documentos

a) formulário de inscrição(baixado do site) contendo dados do aluno, do orientador e do projeto;

b) cópia do parecer favorável à aprovação do relatório final, fornecido pela agência de fomento.

 

Art. 14 - Estarão automaticamente aprovados os alunos com bolsas de Iniciação Científica oferecidas pelos órgãos de fomento, de acordo com os registros do setor de Convênios do ICMC.

 

IV. Das Condições e Atribuições da Orientação

 

Art. 15 - Poderão participar do Programa como orientadores os docentes do Departamento de Matemática do ICMC-USP.

 

Art. 16 - Ao Orientador compete supervisionar as atividades desenvolvidas pelo aluno e acompanhar o desenvolvimento do projeto.

 

V. Dos Relatórios

 

Art. 17 – Na metade do período de desenvolvimento do Projeto o aluno deverá apresentar um relatório parcial de atividades de no máximo 3 páginas, assinado pelo aluno e pelo orientador. Esse deve sintetizar de forma clara e concisa as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos e a previsão de cumprimento do cronograma proposto no Projeto.

 

Art. 18  - No término do projeto, o aluno deverá apresentar um relatório final de atividades contendo no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas (excluindo-se desta quantidade as folhas de rosto e as referências utilizadas), assinado pelo aluno e pelo orientador. Esse deve sintetizar de forma clara e concisa os resultados do trabalho e obedecer a seguinte estrutura: título, resumo, introdução, revisão bibliográfica, metodologia de desenvolvimento e análise dos resultados, cronograma proposto e executado e conclusões finais. O relatório final deverá seguir as instruções da CIC e vir acompanhado do parecer do orientador

 

VI. Da Obtenção do Certificado de Conclusão

 

Art. 19 - Para ter direito ao certificado de conclusão do Programa, são requisitos para o aluno:

a) entregar os relatórios parcial e final de atividades (conforme arts. 17 e 18)  com parecer do orientador e tê-lo aprovado pela CIC;

b) apresentar os resultados do trabalho no Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM) promovido pelo SMA ou em algum outro evento acadêmico.

c) fornecer o histórico de graduação atualizado referente ao semestre seguinte à conclusão do trabalho (ou o último histórico no caso da conclusão do curso).

§1. A apresentação do trabalho pode ser realizada após a vigência do projeto de pesquisa, ficando a emissão do certificado de conclusão condicionada a tal.

§2. O aluno com bolsa de Iniciação Científica oferecida pelos órgãos de fomento é dispensado da apresentação dos relatórios parcial e final de atividades, devendo, no entanto, fornecer o parecer de aprovação encaminhado pelos respectivos avaliadores e apresentar o seu trabalho conforme §1 acima.

 

 VII. Da Avaliação dos Relatórios

 

Art. 20 - A CIC deverá avaliar os relatórios finais dos alunos concluindo pela sua aprovação ou reprovação, tendo em vista o cumprimento das atividades previstas no respectivo plano de pesquisa e parecer do orientador.

 

§1. Para avaliação dos relatórios, a CIC deverá valer-se de assessores internos ou externos ao SMA.

§2. No caso de reprovação, é facultado ao aluno o direito a recurso. Nesse caso, o relatório poderá ser avaliado uma segunda vez por outro revisor indicado pela CIC, ouvido o Conselho do Departamento. 

 

 

Para mais informações, entre em contato:

Profa. Dra. Edna Maura Zuffi (edna@icmc.usp.br)

Profa. Dra. Sueli Mieko Tanaka Aki (smtanaka@icmc.usp.br)

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading