Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio e Projeto de Graduação

Nos dois últimos semestres do curso são oferecidas duas disciplinas (SME0814 e SME0815) que contemplam a atividade de estágio e duas disciplinas (SME0880 e SME0881) que contemplam o projeto de graduação.

Essa atividade pode ser realizada de duas maneiras:

(i) em empresa conveniada com o ICMC-USP ou

(ii) através do NEA (Núcleo de Assessoria Estatística do ICMC-USP).

Na primeira situação, o estágio deve ser acompanhado por um supervisor vinculado à empresa conveniada, que deve fornecer um plano de trabalho, o qual deve ser referendado pelo docente responsável pelas disciplinas anteriormente citadas.

Já na segunda situação, o projeto deve ser realizado no NEA com a orientação de um dos docentes do grupo de Estatística do ICMC-USP. O NEA é um centro de consultoria, através do qual os docentes do grupo de Estatística do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo vão prestar serviços de consultoria e assessoria em Estatística Aplicada para os demais órgãos da Universidade, para outras instituições públicas e privadas ou mesmo pessoas físicas.

O aluno precisa cumprir duas disciplinas relacionadas ao trabalho de conclusão do curso, podendo optar em cursar:

- as duas disciplinas relacionadas ao Estágio;

- as duas relacionadas ao Projeto de Graduação;

- uma disciplina relacionada ao estágio e uma relacionada ao Projeto de Graduação.