Histórico

 

Histórico

O Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica (BMACC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos, é oferecido desde 1999. Foi criado pelo Departamento de Matemática (SMA) com grande apoio do antigo departamento de Ciências de Computação e Estatística (SCE), hoje dividido em três departamentos: Matemática Aplicada e Estatística (SME), Ciências de Computação (SCC) e Sistemas de Computação (SSC).

O BMACC preenche uma importante lacuna entre as propostas dos cursos: Bel. e Licenciatura em Matemática (voltados à formação de pesquisadores e professores na área de Matemática) e os Bel. em Ciências da Computação e em Informática (que oferecem uma formação tradicionalmente mais técnica a profissionais na área de Computação e Informática). É um curso reconhecido no Brasil e no mundo, tanto na graduação quanto em programas de Pós-Graduação.

O curso tem duração de quatro anos, organizados em oito semestres. Desde a sua criação, o curso serve-se ao máximo do elenco global de disciplinas oferecidas pelo ICMC. O BMACC também utiliza disciplinas oferecidas no campus por outras unidades da USP-São Carlos (essencialmente um campus voltado às ciências exatas), principalmente as da Escola de Engenharia (EESC) e do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Disciplinas específicas, dedicadas inteiramente a este novo curso, foram concebidas para permitir a elaboração de Ênfases propostas aos alunos.

Até o ano de 2002 apenas dez vagas eram oferecidas anualmente para este curso. Vale observar que estas vagas haviam sido disponibilizadas através de um processo de transferência de vagas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. No entanto, desde a sua criação havia o interesse e a possibilidade de aumentar o número de vagas oferecidas, o que se efetivou em 2003, a partir do Projeto de Expansão de Vagas. Hoje o curso oferece 25 vagas. Em 2009 o curso completou 10 anos de existência.

No segundo semestre de 2006, a estrutura curricular do curso foi revista e um novo Projeto Político Pedagógico foi aprovado em 2007 para ser implantado em 2008. Desde então o curso passou a contar com três ênfases, todas elas fomentadas e respaldadas pela existência de grupos de pesquisa do ICMC bem estabelecidos em áreas de pesquisa aplicada. Estas Ênfases visam permitir que, caso desejado, o estudante possa focalizar a sua formação em alguma das linhas de aplicações.

Para viabilizar as ênfases do curso, as disciplinas optativas são divididas em grupos. O estudante adquire o direito de receber um Certificado com menção da Ênfase específica, além do seu diploma de Bacharel, caso tenha cursado com sucesso pelo menos quatro disciplinas de um dado grupo, o que corresponde a 2/3 das disciplinas optativas necessárias para que ele conclua o curso. O terço restante é deixado à livre escolha do estudante, reforçando o caráter multidisciplinar do curso. As três ênfases são: Mecânica dos Fluidos Computacional, Estatística e Otimização.

Como uma opção adicional, o estudante que não desejar estar atrelado a algum perfil de ênfase poderá concluir seus créditos optativos servindo-se de livre escolha de disciplinas optativas de um quarto grupo de disciplinas, incluindo todo o elenco das disciplinas oferecidas pelo ICMC.
Para facilitar o contato com empresas e indústrias, o curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica prevê a realização de um estágio final, o qual é reconhecido como uma disciplina obrigatória. Este estágio supervisionado poderá ser substituído por um projeto de graduação, para permitir que o estudante tenha contato com as áreas acadêmicas do ICMC.

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading