Formulários e Requerimentos

 

Deverá ser entregue pelo solicitante, juntamenteom qualquer requerimento, o RESUMO ESCOLAR emitido pelo Jupiter Web .

TRANCAMENTOS

TOTAL /curso - requerimento

Entende-se por trancamento total de matrícula a interrupção das atividades escolares em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado.

Mediante requerimento indicado, o aluno poderá solicitar o trancamento total de matrícula em qualquer época do ano. Se a solicitação for feita durante o transcurso do período letivo, o trancamento total não poderá ser autorizado se o aluno não estiver regularmente matriculado ou se já se encontrar reprovado por faltas em disciplinas cuja soma de créditos ultrapasse 25% do total de créditos de sua matrícula no correspondente período letivo.

A soma total dos períodos de trancamento de matrícula não poderá exceder a três anos. Sendo que o aluno tem o direito a solicitar por dois anos e após este período, até mais um ano, quando a solicitação for devidamente justificada e comprovada, a critério da CoC do curso.

Não é permitido o trancamento total de matrícula ao aluno que não tenha obtido pelo menos 24 créditos em seu currículo(equivalências não são consideradas), ressalvados os casos excepcionais, que serão julgados pela CG.

O período em que o aluno estiver legalmente afastado, em virtude de trancamento total de matrícula, não será computado nos cálculos relativos ao cancelamento de matrícula.

OBS. No campo do "Período a ser trancado", especificar quantos e quais semestres serão trancados. Por ex.: 3 semestres: o segundo semestre de 2016 e os dois semestres de 2017.
Caso o pedido de trancamento total seja aceito o aluno não terá direito a utilizar os benefícios da USP, como bibliotecas, laboratórios didáticos ou os restaurantes universitários.
Resolução CoG 3761.

 

Resolução CoG 3761.

PARCIAL / disciplinas - requerimento
Não é necessário anexar o resumo escolar.
Será concedido o trancamento parcial em uma ou mais disciplinas, desde que o número de créditos restante na matrícula do aluno não seja inferior a doze créditos-aula, observando-se o disposto no artigo 73 do Regimento Geral:
Artigo 73 do Regimento Geral: "Em cada período letivo, a carga horária mínima para a matrícula não poderá ser inferior a doze horas/aula semanais, excetuados os casos de matrícula para conclusão de curso, os de impedimento decorrente de reprovações em "disciplinas requisito" e os de força maior, assim considerados segundo critério da CG da Unidade."
Resolução CoG 3761.

 

COLAÇÃO DE GRAU

Requerimento para colação de grau.


CERTIFICADO DE ÊNFASE
Requerimento para certificado de ênfase.


RECUPERAÇÃO DE APRENDIZADO - DOENÇA

Formulário

Relembramos que na USP não existe o abono de faltas, mas sim a recuperação de aprendizado que poderá ser solicitada em virtude de afastamento médico das atividades acadêmicas.
O aluno deverá preencher o formulário disponível no link acima, validá-lo no Serviço de Graduação e ir à UBAS (posto médico da USP) no prazo máximo de cinco dias úteis após o término do afastamento. Uma consulta será marcada, sendo que o médico preencherá a parte de sua responsabilidade no formulário que deverá ser entregue em, no máximo, cinco dias úteis no Serviço de Graduação juntamente com o atestado médico. O documento será enviado ao(s) departamento(s) responsável(s) que encaminhará ao docente que então analisará o pedido e indicará sua decisão no documento. Após isso, o Serviço de Graduação entrará em contato com o aluno informando a decisão.

 

ALUNOS RETORNANDO DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Formulário

Conforme aprovado pela Comissão de Graduação do ICMC, os alunos que estiverem participando de programas de Intercâmbio Internacional pela USP terão direito à solicitar atividades de recuperação desde que o período de ausência na(s) disciplina(s) não ultrapasse 40 dias do início ou final do semestre letivo do retorno do interessado. Esta recuperação será feita a critério do docente, com atividades que ele estabelecer.
A recuperação de aprendizado não abona as faltas do aluno, ou seja, caso o docente verifique que a frequência será inferior ao determinado pelo Regimento Geral da USP, 70%, será registrado o mínimo exigido para aprovação.

O aluno deverá entregar o formulário preenchido ao Serviço de Graduação até no máximo 30 dias após seu retorno ao Brasil.
 

PROVÁVEL FORMANDO

Formulário

O aluno provável formando é aquele que tem projeção de concluir o curso cujas disciplinas restantes para sua formação são possíveis de serem cursadas em dois semestres. O formulário formaliza algumas prerrogativas que permitem ao aluno o curso contínuo destas disciplinas com o objetivo de que sejam cumpridas dentro do prazo. Ex: quebra de pré-requisito.  Na entrega do formulário, o aluno declara estar ciente também de que esta ferramenta só poderá ser usada uma única vez. Portanto, é imprescindível que o aluno procure auxílio do coordenador do curso para que possam definir a pertinência e o momento adequado para uso do formulário.

 

IMPORTANTE: O formulário pode ser utilizado apenas para alunos do cursos de Bacharelado em Ciências de Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação.

 

SERVIÇO MÉDICO

Documentos necessários para a inclusão de dependentes de alunos de Graduação no Serviço Médico do campus e da capital. Clique aqui.


EQUIVALÊNCIAS DE DISCIPLINAS

Solicitação de equivalência de apenas uma disciplina para outra - requerimento

Solicitação de mais de uma disciplina para outra - requerimento


A ementa das disciplinas devem ser solicitadas aos departamentos ou Universidades responsáveis pelo seu oferecimento. Recomenda-se que disciplinas de siglas diferentes (SMA, SME, SSC, SCC, FFI...) sejam colocadas em formulários diferentes para agilizar as análises pelos departamentos.

 

INCLUSÃO

(disciplina cursada na USP) - requerimento
Por exemplo: alunos que cursaram SMA0301 - Cálculo I quando alunos da Engenharia de Computação e depois de transferir para um curso do ICMC deverão pedir equivalência com SMA0301- Cálculo I.


RETORNO AO CURSO

Motivo do cancelamento:
Artigo 75 -Entende-se por cancelamento de matrícula a cessação total dos vínculos do aluno com a Universidade.
§ 1º - O cancelamento voluntário de matrícula ocorrerá:
I - por transferência para outra instituição de ensino superior;
II - por expressa manifestação de vontade.
§ 2º - O cancelamento de matrícula por ato administrativo ocorrerá:
I - em decorrência de motivos disciplinares;
II - se for ultrapassado o prazo de três anos de trancamento total de matrícula; (alterado pela Resolução nº 4809/2000) - ver Resolução CoG 4811.
III - se o aluno não se matricular por dois semestres consecutivos; (alterado pela Resolução nº 5434/2008)
IV - se o aluno não obtiver nenhum crédito em dois semestres consecutivos, excetuados os períodos de trancamento total; (alterado pela Resolução nº 5434/2008)
V - Se o aluno for reprovado por freqüência em todas as disciplinas em que se matriculou em qualquer um dos dois semestres do ano de ingresso; (acrescido pela Resolução nº 4391/1997)
VI - Se verificada a matrícula simultânea em cursos de graduação da USP e de outra instituição pública de ensino superior. (acrescido pela Resolução nº 4391/1997)
§ 3º - Caso o aluno tenha matrícula em disciplina anual e não esteja reprovado por freqüência, o cancelamento ocorrerá se ele não obtiver nenhum crédito em quatro semestres consecutivos. (acrescido pela Resolução nº 5434/2008)
Artigo 76 - Fica condicionada à decisão da CG a matrícula do aluno que:
I - não obtiver aprovação em pelo menos vinte por cento dos créditos em que se matriculou, nos dois semestres anteriores; (alterado pela Resolução nº 5434/2008)
II - não integralizar os créditos no prazo máximo definido pela Congregação da Unidade responsável pelo curso ou habilitação.
Parágrafo único - Para o cálculo dos 20% previstos no inciso I serão consideradas as disciplinas concluídas. (acrescido pela Resolução nº 5434/2008)
não obtiver aprovação em pelo menos 20% dos crétidos em que se matriculou nos 4 semestres anteriores (2 semestres para ingressantes em 2008).
* Artigo 75 - requerimento
* Artigo 76 - 20% DOS CRÉDITOS - requerimento
* Artigo 76 - PRAZO MÁXIMO - requerimento

 

PRAZOS MÁXIMOS PARA OS CURSOS DO ICMC:
* BBC: 15 semestres.
* BMat./ LMat/BInfo/BMACC: 12 semestres.
* BEst: 14 semestres.


MATRÍCULAS

- SEM REQUISITO - requerimento.

- EM OUTRA UNIDADE DA USP - requerimento.
Solicitação para cursar disciplinas obrigatórias ministradas por outras Unidades da USP (EESC, IFSC, IQSC ou de Unidades externas à São Carlos), ou seja, que não sejam ministradas pelo ICMC (códigos SCC, SMA, SME e SSC).
ATENÇÃO: Os futuros pedidos de equivalência, referentes à estas disciplinas, somente serão analisados caso seja feito este pedido.

 

COM MENOS DE 12 CRÉDITOS OU MAIS DE 40 - requerimento.

 

CONSIDERAR CRÉDITOS OPTATIVOS

INCLUSÃO DE OPTATIVAS PARA O CURSO - requerimento

INCLUSÃO DE OPTATIVAS DE DISCIPLINAS CURSADAS NO EXTERIOR - requerimento

Anexar a(s) ementa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) e o histórico escolar que comprova aprovação nestas disciplinas.


AUXÍLIOS FINANCEIROS

PRAZOS
Auxílios para eventos no Brasil: 03 meses de antecedência.
Auxílios para eventos no exterior: 04 meses de antecedência.

Documentos para o pedido a serem entreguem no Serviço de Graduação:
- Solicitação de auxílio financeiro, assinado pelo solicitante e datado, explicando a importância do evento em sua vida acadêmica e discriminação das despesas. Por exemplo, podem ser solicitados auxílio para alimentação, auxílio para hospedagem, auxílio para transporte na cidade e auxílio para passagens RODOVIÁRIAS.
PASSAGENS AÉREAS DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE COMPRADAS PELO ICMC E NÃO HÁ REEMBOLSO DELAS.
- Resumo escolar;
- Aceite de participação no evento;

- Cópia do artigo;
- Se possível, carta de recomendação de docente que o estiver acompanhando.
IMPORTANTE
Caso o pedido seja aprovado, todas as notas deverão ser emitidas em nome do ICMC com o respectivo CNPJ.
Como o auxílio é feito por reembolso, no caso de auxílios nacionais, todas as despesas deverão ser em data posterior à assinatura de aprovação do Diretor do ICMC e em caso de auxílio internacional, após assinatura do Reitor;
DEVERÃO SER GUARDADAS TODAS AS NOTAS FISCAIS RELATIVAS AO AUXÍLIO FINANCEIRO, INCLUSIVE PASSAGENS AÉREAS, QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS NA ÁREA FINANCEIRA. Deverá ser entregue também cópia do certificado de participação no evento.

 

Colação de grau - recomendações às comissões de formatura aqui.

 

2ª VIA DE DIPLOMA

A 2ª via de diploma pode ser solicitada em casos de modificação de dados de registro civil, extravio, dano ou destruição da 1ª via. Para isso, são necessários:
- Requerimento de 2ª via contendo os seguintes requisitos:
- endereçado ao Diretor da unidade onde o curso foi realizado;
- assinatura do interessado, devidamente qualificado;
- relato da ocorrência;
- assinatura de duas testemunhas, devidamente qualificadas;*

- Comprovação da publicação do extravio do diploma, em órgão de imprensa de grande circulação no município onde se  situa a Unidade que o expediu, com antecedência de 30 (trinta) dias pelo menos;*
- Juntada da 1ª via do diploma quando não for caso de extravio;
- Cópia do RG ou do RNE;
- Pagamento do valor referente ao registro de 2ª via.

A expedição de 2ª via de diploma da USP é regulada pelas Resoluções USP nº 5490/2008 e 5930/2011.

 

ESTÁGIOS

CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - ESTATÍSTICA - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Plano de Projeto de Graduação - versão docx versão pdf. 
Plano de Estágio em Empresa Conveniada - versão docx - versão pdf.


LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Termo de convênio - escolas particulares
Termo de convênio - escolas públicas
Termo de compromisso - escolas particulares 
Termo de compromisso - escolas públicas
Plano de estágio - Licenciatura em Matemática 
 

 



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