Trabalho de Conclusão de Curso

No último ano do curso, o aluno deve realizar trabalhos de conclusão de curso, que podem ser em empresa, caracterizando estágio supervisionado, ou em universidade ou centro de pesquisa, caracterizando projeto de graduação. No primeiro caso, o aluno é acompanhado por um supervisor da empresa; no segundo, por um professor orientador. O aluno também pode realizar ambas as modalidades no exterior, em período de intercâmbio. Destaca-se também que o aluno pode realizar estágio em empresa própria, na modalidade de estágio empreendedor.

A realização do estágio visa preparar o aluno para a vivência no mercado de trabalho, habituando-se à prática profissional e às demandas desse ambiente. A realização do projeto de graduação propicia que o aluno aprofunde os conhecimentos em uma determinada área de conhecimento, realizando uma pesquisa em um assunto de interesse.

Para realizar os trabalhos de conclusão de curso, o aluno deve se matricular nas disciplinas correspondentes (do 9o e do 10o períodos do curso), desde que já tenha cursado 2/3 do número de créditos (somando-se créditos aula e trabalho) de seu curso.