Atividades Acadêmicas

 
 

Iniciação Científica

Os alunos da Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de participar dos grupos de pesquisa e de trabalho, com a possibilidade de obtenção de bolsas de iniciação científica oferecidas por agências governamentais, como CNPq e FAPESP, ou privadas, como Santander, ou pela própria USP, através de suas pró-reitorias (Ensinar com Pesquisa, Aprender com Cultura e Extensão, por exemplo).

Atualmente o ICMC sedia um pólo do Projeto PIBID-USP (Programa de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES, com 23 bolsas disponíveis para o período de julho/2011 a julho 2013.

O desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica ou à docência colabora tanto para o aprimoramento dos conhecimentos técnicos do aluno, como para a obtenção de experiência em seu desenvolvimento profissional ou para pesquisas, e no relacionamento com pesquisadores e com outros alunos.

Os estudantes que participam dessas atividades  são incentivados a  apresentarem seus  de trabalhos de iniciação científica em congressos, workshops, seminários e colóquios, no Brasil e no exterior.
O Departamento de Matemática  (SMA) possui um programa de iniciação científica para alunos que não são bolsistas, mas que querem realizar uma pesquisa orientada por docentes desse departamento.

 

Estágios no exterior

O  curso de Licenciatura em Matemática  proporciona aos alunos oportunidades de cursar disciplinas fora do país, com posterior validação dos créditos, caracterizando a internacionalização da graduação.

O curso e o ICMC-USP  possuem convênios com universidades estrangeiras. Estágios mais curtos, por exemplo, durante as férias de meio de ano e de final de ano, também podem ser realizados.

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) e de Estágios

 A Licenciatura em Matemática, de acordo com o Programa de Formação de Professores da USP, exige 200h em Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, distribuídas em duas disciplinas (SMA0351 e SMA0352). O aluno deve matricular-se em cada uma delas, cada vez que completar 100h em atividades extracurriculares, mediante a apresentação de certificados comprobatórios à Seção de Graduação, que serão validados pelo coordenador do curso. 

Podem ser incluídas como AACC´s, entre outras:

  •    Iniciação Científica
  •    Iniciação à Docência
  •    Atuação como monitor
  •    Participação em palestras e congressos afins com a formação do professor de Matemática
  •    Participação em certames culturais (por exemplo, Teatro CAASO)

Os alunos podem consultar mais detalhes sobre as AACC´s clicando AQUI, com a coordenação do curso ou na Seção de Graduação do ICMC.

 

 

Estágios da Licenciatura

 

São realizados, preferencialmente, em escolas da Rede Pública. Porém, em alguns casos, o aluno poderá atuar na rede privada de ensino, mediante a aprovação do supervisor do estágio. Para que o discente realize essas atividades, é necessário que se matricule e cumpra todas as exigências das disciplinas de Prática de Ensino. Os formulários de convênios e termos de compromisso são diferentes para a rede pública e a privada e podem ser acessados AQUI.

 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading