Histórico

 

 

O ICMC originou-se como Departamento de Matemática da EESC, em 1953, fundado por renomados matemáticos italianos e outros competentes professores brasileiros. Em 1970, parte dos docentes do Departamento de Matemática e de outros departamentos da EESC passaram a constituir o Departamento de Ciências de Computação e Estatística, ainda pertencendo à Escola de Engenharia. Em 1971 era criado o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, constituindo-se dos Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação e Estatística, então desvinculados da EESC.


Em novembro de 1996 foi iniciado o processo de solicitação de inclusão do termo "Computação" no nome do Instituto. Partiu do Departamento de Computação, mas resgatou um anseio comunitário e social de modernização existente há muitos anos, e que nos tempos atuais claramente se expressou pelas inúmeras iniciativas que envolvem os temas de Matemática e Computação em conjunto. Desta forma, a mudança do nome do Instituto foi um "ajuste" a uma tendência legítima, que há vários anos foi sendo reconhecida pela sociedade.

É importante observar que o nome "Computação" simboliza um conjunto de conhecimentos humanos, que nasceu da rica comunhão entre as Ciências Matemáticas e as Engenharias, e cresceu alimentado pela diversidade de produtos e processos desenvolvidos por tão diferentes campos. Além disso, a preocupação em preservar o ambiente de cooperação e integração que sempre existiu no Instituto foi fundamental, e possibilitou mais uma vez evidenciar as importantes conquistas realizadas com a contribuição de ambos os departamentos, de Matemática e de Computação.

A partir de 20 de março de 1998, de acordo com decisão da Congregação do então ICMSC e deliberação do Conselho Universitário da USP, a mudança do nome desta unidade do Campus de S. Carlos se efetivou, para: INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - ICMC.

 

Diário Oficial de 29 de dezembro de 1971
Decreto nº 52.850, de 28 de dezembro de 1971

Aprova as modificações que especifica do Estatuto da Universidade de São Paulo

LAUDO NATEL, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, usando de suas atribuições legais, e tendo em vista as deliberações do Conselho Universitário em sessões de 22 de março e 14 de julho, e do Conselho Estadual de Educação em sessão de 23 de novembro, todas de 1971,

Decreta:

Artigo 1.º - Ficam aprovadas as seguintes modificações do Estatuto da Universidade de São Paulo, baixado pelo Decreto nº 52.326, de 16 de dezembro de 1969:

I - Os incisos 1 e 2 do item IV do artigo 5º ficam restabelecidos, com o seguinte teor:
1) Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos;
2) Instituto de Física e Química de São Carlos;

II - O item I do § 1º do mesmo artigo passa a vigorar com a seguinte redação:
"I - Centros Complementares de Departamento";
III - No Capítulo V e Título V do referido Estatuto, onde se lê: "Dos Centros Interdepartamental e Intradepartamental", leia-se: "Dos Centros Interdepartamental e Complementar de Departamento".

IV - Os artigos 56 e 57 ficam restabelecidos e passam a vigorar com a seguinte redação:
"Artigo 56 - O Centro Complementar de Departamento se compõe com docentes de um mesmo Departamento.

Parágrafo único - A criação do Centro referido neste artigo deverá ser aprovada pela Congregação.

Artigo 57 - A organização e o funcionamento do Centro Complementar de Departamento serão fixados no Regimento das Unidades"

Artigo 2.º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 28 de dezembro de 1971.

LAUDO NATEL
Miguel Reale, Reitor da Universidade de São Paulo
Publicado na Casa Civil, aos 28 de dezembro de 1971
Maria Angélica Galiazzi - Responsável pelo S.N.A.

 

 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading