Projetos Comunitários

 

     

 

A comunidade ICMC participa de diversos projetos comunitários visando gerar envolvimento dos participantes  em questões sociais e também permitir que transmitam o conhecimento adquirido na universidade, compartilhando-o com a sociedade.  Entre esses projetos destacam-se o Inclusao.com, Ação Comunitária na Cidade Aracy, Semana Solidária no ICMC, Comissão de Ação e Integração Social, Projeto Rondom e o Centro de Inclusão Social.

 

     

Confira abaixo um pouco mais sobre cada um desses projetos e venha participar com a gente!

 

 

 


 

Inclusão.com

 

O projeto começou em 2004, através de uma parceria entra empresas juniores da USP e UFSCar. Atualmente o projeto conta com cerca de 40 voluntários, que estão trabalhando dando aulas para as crianças da Escola Estadual Bento da Silva Cesar, reformulando e atualizando as apostilas usadas em classe, procurando novas escolas que necessitem de um trabalho de inclusão digital, dentre outras atividades.


O objetivo do projeto é a inclusão digital das comunidades carentes da cidade de São Carlos e a propagação do trabalho voluntário. Este projeto conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC-USP. 

 



Ação Comunitária


Desde 2004 o ICMC participa da ação comunitária no Bairro Cidade Aracy com a participação de alunos, funcionários e professores. Além de auxiliar no atendimento, o ICMC monta a estrutura necessária para as atividades.  São preenchidos cadastros para solicitação de RG (Registro Geral - primeira via para menores de idade) com apoio do Poupatempo; orientação na confecção de currículos; além de outros atendimentos relacionados com computação. A Ação Comunitária é realizada no CAIC (E.M.E.B. Afonso Fioca Vitalli) do bairro Cidade Aracy, em São Carlos e é promovido pela ONG Espaço Cidadão.

 


 

Semana Solidária no ICMC

 

Como parte das comemorações dos 40 anos do ICMC, foi criada a Semana Solidária ICMC com diversas atividades de extensão. Entre essas atividades, pode-se citar:

 

- Curso de Informática para a Terceira Idade;
- Palestras relacionadas com o bem estar como:
-“Nutrição para o cérebro e modulação do estresse”
- Workshop de Ervas Medicinais
- Oficinas de artesanato solidário do Grupo Ponto de Carinho;
- Poupatempo no ICMC para opoio a comunidade Uspiana e da aproximação;
- Campanha de Doação de Sangue.

 

Atualmente, as atividades são desenvolvidas pela CAIS em parceria com a CCEx do ICMC.

 


 

Projeto Rondon

 

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

 

Os alunos e docentes do ICMC têm participado do Projeto Rondon.

Confira as operações realizadas e os participantes:


- OPERAÇÃO ARARA AZUL – Bodoquena – MS – julho/2011 (Participante do ICMC: Profa. Dra. Sandra Maria Aluisio)


- OPERAÇÃO PAI FRANCISCO – Guimarães – MA – janeiro/2012


- OPERAÇÃO CAPIM DOURADO - Pequizeiro – TO – julho/2012 (Participantes do ICMC: Prof. Dr. Marcio Eduardo Delamaro)
 

- OPERAÇÂO 2 DE JULHO - Cabaceiras do Paraguaçu - BA - janeiro/2013 (Participantes do ICMC: Prof. Dr. Dilvan de Abreu Moreira e Prof. Mário Alexandre Gazziro e alunos)

 


 

Centro de Inclusão Social


O Objetivo do CIS-USP/SC é a educação de comunidades de baixa renda que residem na cidade de São Carlos, em consonância com o “Programa Aproxima-Ação”/Programa de Educação Sócio Comunitária” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com prioridade para os moradores do bairro Santa Angelina, que vivem nas proximidades do Campus de São Carlos – Área 2, através das seguintes atividades:

 

a) inclusão digital de jovens e adultos;

b) capacitação profissional em tecnologia da informação (TI) de jovens e adultos;

c) ensino de matemática com recursos computacionais para jovens do ensino médio;

d) robótica para jovens do ensino médio;

e) ensino de inglês com recursos computacionais para jovens do ensino médio;

f) formação educacional em evolução moral individual, ética profissional e progresso para jovens e adultos;

g) acesso à biblioteca e videoteca.

 

As atividades são de responsabilidade do ICMC e da EESC/USP.

 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading