Frentes de atuação dos programas e projetos de Extensão

1. Popularização da Ciência: através da realização de atividades de divulgação científica para o público não acadêmico através de ações como o projeto de realização de palestras em parceria com o Museu Mario Tolentino da Prefeitura de São Carlos e por meio de eventos como o "Pint of Science", o "Arduino Day", a “Hora do Código”, “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.

2. Integração Cultural: ações realizadas em conjunto com a Comissão de Relações Internacionais, integrando estudantes brasileiros que participaram de intercâmbio com os alunos estrangeiros que estão realizando intercâmbio no Brasil.

3. Inclusão Social: realização de cursos de extensão para a comunidade com assuntos livres e de interesse em geral, como os cursos de smartphone e informática para a terceira idade, cursos de fotografia, Excel, programação e o cursinho popular por meio do Projeto Aprender.

 

Projetos de Extensão

Ação Comunitária: Desde 2004 o ICMC participa da ação comunitária no Bairro Cidade Aracy com a participação de alunos, funcionários e professores. Além de auxiliar no atendimento, o ICMC monta a estrutura necessária para as atividades.  São preenchidos cadastros para solicitação de RG (primeira via para menores de idade) com apoio do Poupatempo; orientação na confecção de currículos; além de outros atendimentos relacionados com computação. A Ação Comunitária é realizada no CAIC (E.M.E.B. Afonso Fioca Vitalli) do bairro Cidade Aracy, em São Carlos e é promovido pela ONG Espaço Cidadão. (Coordenação: ICMC).

Alfabetização de funcionários terceirizados: Projeto Social vinculado ao ICMC Júnior que promove a alfabetização dos funcionários terceirizados alocados nas diversas unidades do Campus da USP em São Carlos. (Coordenação: ICMC Júnior).

Ciência que Elas fazem: A finalidade do projeto Ciˆencia que Elas fazem ´e difundir matem´aticas e f´ısicas e um pouco do conhecimento acadˆemico produzido por elas com a sociedade por meio da produ¸c˜ao quinzenal de material digital (mat´erias escritas e v´ıdeos) disponibilizados na internet (sob o dom´ınio do ICMC) e divulgados, tamb´em, via o setor de comunica¸c˜ao do ICMC (condicionado `a prioridade e processos próprios) e redes sociais.

Inclusão.com: O projeto começou em 2004, através de uma parceria entra empresas juniores da USP e UFSCar. Atualmente o projeto conta com cerca de 40 voluntários, que estão trabalhando dando aulas para as crianças da Escola Estadual Bento da Silva Cesar, reformulando e atualizando as apostilas usadas em classe, procurando novas escolas que necessitem de um trabalho de inclusão digital, dentre outras atividades. O objetivo do projeto é a inclusão digital das comunidades carentes da cidade de São Carlos e a propagação do trabalho voluntário. Este projeto conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC-USP. (Coordenação: ICMC Júnior).

Integrando formações em Computação e ensino de Matemática e Ciências através da robótica: A inovação da proposta está em estabelecer e aprofundar as trocas de habilidades e competências nas formações de profissionais da área de computação e de futuros professores da escola básica, tornando-as mais interdisciplinares com esta aproximação desses dois campos, já desenvolvidos no ICMC, mas que ainda têm um contato muito tímido. Isto têm se configurado como grande demanda da sociedade atual: formar professores que saibam lidar com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC ́s)

Memória VirtualSistema web para catalogação e disseminação de informações sobre acervos históricos. Utiliza o PDI (Padrão de Descrição de Informação) para catalogação integrada de materiais bibliográficos, documentos de arquivo, objetos de museu, bens arquitetônicos, bens naturais e bens imateriais. É baseado no Padrão de Descrição de Informação para realizar o catálogo de bens patrimoniais. (Coordenação: Profa. Elisa Yumi Nakagawa).

Núcleo de Estatística Aplicada - NEAo NEA visa realizar análises estatísticas do público em geral gratuitamente. As análises são feitas por alunos-aprendizes do Bach. em Estatística do ICMC/USP e supervisionadas por professores do Grupo de Estatística do ICMC/USP. (Coordenação: Profa. Juliana Cobre).

Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): É uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. (Coordenação: Profa. Ires Dias).

Projeto Aprender: O Projeto Aprender foi criado em 2012 como um preparatório para provas de admissão em escolas técnicas, voltado para jovens do 9º ano e 1º ano do Ensino Médio. No fim de 2013 surgiu a proposta de fazer um preparatório para Olimpíadas de Matemática, e em específico para a OBMEP, voltado para jovens do Ensino Médio, devido a uma série de oportunidades que os alunos teriam ao se destacar nestas Olimpíadas. (Coordenação: Rotaract Club de São Carlos – Bandeirantes).

Programa de Gestão Socioambiental do ICMC: Visa promover os princípios de sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões, o uso racional dos recursos e a segurança ambiental no ICMC e na USP e difundir essa perspectiva no município e região.

 

 

 

 

 

 

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação