Exposições

 

       

 

 

O espaço de exposições no hall da biblioteca "Prof. Achille Bassi" - assim como outras áreas do ICMC - recebem, frequentemente, diversas exposições.

 

Apenas no ano de 2011, o ICMC recebeu 3 exposições artísticas: a primeira do Grupo Expressarte - "A arte em liberdade" composta por obras do projeto Benedicto Calixto, a segunda, novamente do Grupo Expressarte, com as obras do projeto “Pintando a História“ e  terceira do artista plástico Cláudio Rozante. 

 

Além disso, o ICMC inaugurou a exposição fotográfica permanente "ICMC em décadas" no saguão do Auditório Pau Brasil , com fotos que contam a história do Instituto ao longo dos seus 40 anos de existência. 

 

2013 é a vez dos dinossauros "invadirem" o ICMC com a exposição "Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro". A exposição itinerante traz uma réplica feita em resina do esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, com 4,5 metros de altura e 11 de comprimento, fósseis e outras réplicas pré-históricas. 

 

 

Confira abaixo todas as exposições que o ICMC já sediou:

 

 

2013


 


 

 

"Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro"

 

De 10 de setembro a 30 de novembro de 2013 a USP de São Carlos sedia a exposição "Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”, que traz uma réplica feita em resina do esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, com 4,5 metros de altura e 11 de comprimento, fósseis e outras réplicas pré-históricas. A exposição é gratuita e aberta a toda a comunidade, no saguão da biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

 

A exposição apresenta o trabalho de paleontólogos da USP que fazem descobertas importantes, como o crânio do Tapuiasaurus, considerado o mais completo crânio de titanossauro já encontrado no mundo.

 

Conheça mais sobre a Exposição em: www.dino.icmc.usp.br

 

       

 


 

"Caixa Africanidades"

 

De 10 Setembro à 10 de outubro de 2013, a Biblioteca Achille Bassi recebe, além da Exposição "Cabeça Dinossauro", a mostra "Caixa Africanidades". Na exposição são apresentadas fotos e objetos que retratam vivências da cultura africana.

 

 

As peças, que foram produzidas pelas crianças da Creche e Pré-Escola do campus da USP São Carlos em 2009, utilizam diversas linguagens, evidenciando e reproduzindo cenários que remetem à cultura afro-brasileira. 

 

           

 


 

“Fotografar São Carlos - 155 anos” 

 

Resultado de um projeto realizado na Oficina Cultural Sergio Buarque de Hollanda em São Carlos e coordenado pelo fotógrafo Carlos Altino entre junho e outubro de 2011, a exposição "Fotografar São Carlos - 155 anos" ocupou o saguão e o primeiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, de 21 de junho a 10 de agosto de 2013. 

 

A ideia de fotografar São Carlos surgiu quando Carlos Altino identificou que os últimos registros fotográficos da cidade – excluindo-se os pontos turísticos – datavam de cerca de 100 anos atrás. No total, mais de 6 mil imagens foram registradas, em aproximadamente 900 horas de trabalho.

 

     

 


 

 

 

2012


 


 

"Transformutação"

 

De autoria do artista plástico e historiador Antonio Alfonso Luciano, a exposição "Transformutação" utiliza a técnica de aramado moldado. O autor desenvolveu  uma série de esculturas com a temática de ciência e filosofia, voltadas para a forma humana. 

 

As esculturas ficaram expostas no saguão da Biblioteca do ICMC durante a primeira quinzena do mês de julho de 2012.

 

       

 


 

 

 

2011


 


 

"Natureza" 

 

As 19 obras da exposição artística "Natureza", de Claudio Rosante, ficaram expostas no saguão da Biblioteca Prof. Achille Bassi do ICMC de Setembro a Outubro de 2011. Na mostra, o artista procura, em sua simplicidade, retratar a consciência ambiental, através dos quatro elementos principais do nosso planeta: Terra, Água, Ar e Fogo.

 

 


 

"Circuito Expressarte - Arte em Liberdade"

 

Composta por obras dos projetos Benedicto Calixto e Pintando a História - ambos retratam pontos históricos de São Carlos e outras cidades do Estado de São Paulo - a mostra ficou exposta na Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, durante todo o mês de Maio de 2011.

 

O projeto Expressarte é realizado no Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto desde 2006, como uma das atividades do Salesianos São Carlos. Participam do grupo, adolescentes em acompanhamento socioeducativo, egressos do Programa e alguns jovens da comunidade.

 

 


 

"Mostra de Ferromodelismo no ICMC" 

 

As peças do acervo pessoal de Luiz Paulo Matas, funcionário da Seção de Transportes do ICMC, ficaram expostas no no térreo da Biblioteca Prof. Achille Bassi, nos dias 28 fevereiro e 1º de março  de 2011.

 

 


 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading