Projetos de Extensão

 

 

 

Os Projetos de Extensão Universitária abrangem diversas áreas do conhecimento e são de importância fundamental para a função social da Universidade.

 

Professor: para saber como cadastrar um Projeto de Extensão na CCEx clique aqui.

 

 


DESTAQUE

 

A partir de 1º de agosto de 2013 todo projeto cadastrado na CCEx do ICMC poderá receber alunos do “Programa de Aluno Voluntário em Projetos de Cultura e Extensão Universitária”.

 

Criado pela Portaria ICMC nº 069/2013, o Programa tem como finalidade apoiar os projetos de cultura e extensão universitária da CCEx deste Instituto, promover a formação de agentes para as atividades de cultura e extensão e formalizar a participação voluntária nessas atividades.

 

Os docentes interessados em incluir alunos voluntários em projetos de cultura ou extensão deverão apresentar à CCEx os documentos relacionados no Artigo 2º da Portaria ICMC nº 069/2013.

 


 

 

Confira abaixo alguns dos projetos de extensão desenvolvidos no ICMC:

 

 

PIC - OBMEP

 

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP, especialmente desenhado para os alunos que receberam medalhas na OBMEP do ano anterior, realiza-se por meio de uma rede nacional de professores, em polos distribuídos no país –  escolas e universidades - que trabalham para o Programa.

Desde o início do PIC Jr., em 2006, a USP São Carlos conta com um Polo do Programa (ICMC) com diversos professores atuando como Professores Orientadores. Atualmente, a Coordenadora Regional de Iniciação Científica é a Profa. Dra. Ires Dias, do Departamento de Matemática do ICMC. 

Conheça mais sobre a OBMEP aqui

 

 

Memória Virtual

 

Este projeto agrega competências acadêmicas diversas a serviço de uma iniciativa altamente relevante para a preservação de acervos históricos. No contexto deste projeto está sendo desenvolvido um sistema web, inclusive inédito, chamado Memoria Virtual, que possui recursos para a organização, armazenamento integrado e acesso a informações relativas a qualquer  tipo de patrimônio histórico e cultural, de objetos de museu a bens imateriais e prédios históricos.
Vale destacar que esse sistema está calcado na filosofia de software livre e tem sido desenvolvido como produto no Centro de Competência em Software Livre do ICMC/USP (CCSL-ICMC), visando uma perspectiva de livre disseminação e uso futuro por entidades que desejam disponibilizar informações de seus acervos históricos, tais como fazendas históricas e museus e, por fim, beneficiando-se a comunidade em geral.

 


Sessão ANIMaldita

 

A sessão ANIMaldita consiste na apresentação de animes, os tradicionais desenhos japoneses. As sessões acontecem todas as segundas e sextas-feiras, das 23 às 00h, no Anfiteatro Azul do Instituto de Física de São carlos (IFSC). A atividade é promovida pelo ICMC em parceria com o IFSC.

 

 

Desenvolvimento de Sistemas de Controle para Times de Futebol de Robôs

 

Este projeto visa tanto a construção física de robôs quanto o desenvolvimento do controle dos mesmos que engloba programação de baixo nível e alto nível. O objetivo é a participação dos times de robôs construídos pelos alunos envolvidos em competições robóticas nacionais e internacionais. Desenvolve-se sistemas de controle tanto para a categoria IEEE Very Smal Size, SSL (F180) e Humanóides. O grupo que se dedica a este projeto é o Warthog Robotics Group.

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading