Quem Somos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), criada em 1971 e situada no campus da USP em São Carlos, a 230 km da capital paulista. O Instituto ocupa uma área de 17 mil m² e possui aproximadamente 2 mil alunos divididos em oito cursos de Graduação e cinco programas de Pós-Graduação, com um quadro formado por 143 docentes e 116 funcionários técnico-administrativos.

O ICMC é considerado um dos mais importantes centros de formação nas áreas de matemática, matemática aplicada, computação e estatística. As pesquisas nessas áreas são reconhecidas mundialmente pelas publicações em periódicos especializados e pela participação de seus membros em eventos científicos e projetos de cooperação com instituições estrangeiras.

Os grupos de pesquisa recebem apoio de agências de fomento brasileiras, bem como de instituições internacionais. O ICMC também estabelece ligações com a indústria, centros de pesquisa e órgãos governamentais, para desenvolvimento de produtos tecnológicos com alto impacto econômico e social, além de oferecer atividades de extensão para toda a comunidade.

O aluno do ICMC apresenta uma formação dinâmica que o destaca no mercado, seja na carreira acadêmica ou em qualquer área de atuação profissional.