Portal de Estágios

 

O Portal de Estágios está sob a responsabilidade da Comissão de Estágios (CE) do ICMC/USP. A CE tem por objetivo assessorar a Comissão de Graduação (CG) nos assuntos relativos aos Convênios de Estágios para os cursos de Bacharelado em Ciêncais de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica, Bacharelado em Estatística e Engenharia de Computação. Veja no regimento da CE os seus objetivos, atribuições e constituição.


Objetivo do Projeto Supervisionado ou de Graduação

Inserir o aluno como elemento crítico e transformador da sociedade. A monografia deve refletir isso, caracterizando o domínio de aplicação estudado, o estado atual da área na qual o curso de graduação do aluno se insere e a situação atual no ambiente de trabalho do aluno. Diante do aprendizado obtido e considerando as dificuldades e limitações enfrentadas durante o projeto, deve-se narrar o que foi feito e, possivelmente, propor melhorias futuras que levem à evolução do ambiente e à inovação tecnológica.

 

Projeto de Graduação

O Projeto de Graduação têm por objetivo desenvolver no estudante o espírito, a mentalidade de pesquisa e a capacidade de síntese, permitindo que este consiga ter uma visão mais global das áreas de Ciências Matemáticas e de Computação. O método pelo qual se dão tais objetivos é a realização de um projeto de pesquisa individual assistido por um docente especialista. O projeto deve compreender as fases de especificação, análise, projeto e implementação e, quando for o caso, levantamento bibliográfico deve ser feito. Ao final uma monografia pormenorizada do projeto deverá ser produzida pelo aluno.

O aluno só poderá efetuar matrícula nas disciplinas de Projeto Supervisionado ou de Graduação I e II após ter cumprido os créditos exigidos para matrícula.

 

Projeto Supervisionado (Estágio)

Com relação ao Projeto e Estágio Supervisionado I e II:

1. Deverá ser realizado em empresas/instituições conveniadas que possuam um ambiente adequado e relacionado à área do curso de graduação do aluno, na forma de estágio ou trabalho em carteira. Estas empresas deverão fornecer um atestado comprobatório contendo as informações necessárias em relação ao estágio realizado, tais como: datas de início, término, número de horas cumpridas em estágio e outras. O aluno também deverá entregar uma monografia descrevendo as atividades realizadas, com ênfase nos aspectos técnicos, contendo parecer de seu supervisor ou equivalente, na empresa.

2. O número mínimo de horas cumpridas deverá ser de 300 horas.

3. O aluno só poderá efetuar matrícula nas disciplinas de Projeto Supervisionado ou de Graduação I e II após ter cumprido os créditos exigidos para matrícula.

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading