Regras e Documentos para Convênios

Para estabelecimento de um convênio entre ICMC e empresa, deverá ser encaminhado ao Serviço de Graduação uma via original do TERMO DE CONVÊNIO em papel timbrado da empresa, sendo todas as folhas rubricadas e as últimas assinadas. Alertamos para que as assinaturas do concedente, interveniente e das testemunhas não fiquem em folha separada. Nos dados da empresa devem aparecer: endereço com CEP e bairro, telefone, fax, o responsável, CNPJ e IE da empresa, além de página na internet (se tiver). O termo de convênio deverá ser assinado também por uma testemunha da empresa e uma testemunha do ICMC.

O convênio deverá ser analisado e aprovado em reuniões dos colegiados do ICMC: Comissão de Estágio e Comissão de Graduação. Caso seja aprovado em todas as instâncias, o processo será finalizado com a assinatura do Diretor do ICMC e será enviada cópia digitalizada do termo de convênio à empresa.
Alertamos que o trâmite do processo pode demorar até dois meses porque as reuniões desses colegiados são mensais.

A próxima etapa é o encaminhamento de TERMO DE COMPROMISSO de estágio. O termo de compromisso pode ser entregue juntamente com o termo de convênio ou durante o trâmite da aprovação, lembrando que a data do início do estágio tem que ser posterior à data do início do convênio. O TERMO DE COMPROMISSO deverá ser entregue em papel timbrado com todas as folhas rubricadas por todos que o assinarem. As assinaturas não poderão ficar em folha separada, deverá ser assinado por uma testemunha da empresa e uma do ICMC. Neste documento é preciso inserir o número da apólice de seguros e anexar uma cópia desta apólice, que é IMPRESCINDÍVEL. Após assinatura do diretor, será enviada uma cópia digitalizada ao aluno e à empresa.

Alertamos que o estágio não poderá ser superior a 2 anos com o mesmo concedente conforme Lei Federal 11788.

A seguir,  algumas instruções que facilitam o trâmite do processo de abertura de convênio:

- Numa folha separada, colocar: responsável para contato do setor de estágios, com e-mail e telefone.

- A Comissão de Estágio do ICMC sugere fortemente que os convênios sejam firmados por 03 anos e para todos os cursos do ICMC, para evitar termos aditivos de convênios durante a realização dos estágios de alunos.

- Conforme consta do termo de convênio, cláusula 8, tanto a empresa como o ICMC poderão solicitar o encerramento do convênio em qualquer momento em que uma das partes achar necessário, respeitando-se os prazos ali estabelecidos.

Renovação de convênios

Para renovação do convênio  entre o ICMC e a empresa, deverá ser encaminhado ao Serviço de Graduação o TERMO ADITIVO DE CONVÊNIO em via original. A aprovação da renovação do convênio também será analisada pelos colegiados do ICMC, por isso recomendamos que os documentos sejam enviados com antecedência. Os convênios podem ser renovados pelo período de até cinco anos.

Renovação de estágios de estudantes

Para renovação do período de estágio de estudantes, é necessário encaminhar o TERMO ADITIVO DE COMPROMISSO em via original. É importante verificar se a apólice de seguros e o convênio da empresa com o ICMC continuam válidos até o final do  período de renovação do estágio do aluno.

ESTÁGIO EMPREENDEDOR

•    Aluno deve ter uma empresa ou ser sócio há pelo menos um ano na empresa.
•    O projeto deve relacionar as atividades desenvolvidas pela empresa com o embasamento teórico fornecido pelo curso.
•   O projeto deve contar com a supervisão de docente, preferencialmente do ICMC, mas podendo pertencer à outra Unidade do Campus de São Carlos.
•   Os documentos são os mesmos utilizados para o estabelecimento de convênios, e anexar a descrição de pelo menos um projeto desenvolvido pela empresa.
•    Após finalizar o projeto, supervisor deve fornecer um atestado declarando o cumprimento de horas do projeto, bem como um relatório de avaliação do aluno.
•    Os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos para que o aluno possa requerer inscrição neste tipo de estágio:
1.   Comprovar a existência de pelo menos um projeto ativo com duração de pelo menos um ano ou um projeto concluído e um ativo;
2.   Apresentar um texto sistematizado com a atuação da empresa;
3.  Possuir pelo menos um projeto em que o contratante autorize a apresentação do trabalho desenvolvido e a avaliação pelo contratante;
4.  O projeto deverá deixar claro o uso de conceitos relevantes aprendidos durante o curso no estudo de caso realizado na empresa.

Na impossibilidade de atender um dos requisitos estabelecidos acima, o aluno deverá procurar por um docente do Departamento de Sistemas de Computação que concorde em analisar o projeto a ser submetido. O docente deverá fazer um parecer ressaltando a validade do trabalho realizado pelo aluno em sua empresa como projeto empreendedor.

O acompanhamento do desenvolvimento do projeto de conclusão de curso é responsabilidade do supervisor do projeto. O docente responsável pela disciplina de projeto de graduação irá somente tirar eventuais dúvidas quanto à forma, mas não necessariamente quanto ao conteúdo do trabalho. Caso o docente responsável pela disciplina seja também o orientador do trabalho, no momento de avaliar o trabalho e compor a banca ele é substituído por outro docente do ICMC.

Para Matrícula na disciplina de Projeto ou Estágio Supervisionado  preencha o formulário disponível abaixo:

Plano de Estágio em Empresa Conveniada - versão docx - versão pdf.