Histórico

 

Mesmo antes da criação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), São Carlos já tinha um Programa de Pós-Graduação em Matemática bem conceituado, já com os cursos de Mestrado e Doutorado, sendo patrocinado pelo prestigioso Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) criado em 1953 com a fundação da EESC.

Em 1970, parte dos docentes do Departamento de Matemática e de outros departamentos da EESC passou a constituir o Departamento de Ciências de Computação e Estatística, ainda pertencendo à Escola de Engenharia.

Em 1971, era criado o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, atualmente chamado Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, constituindo-se dos Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação e Estatística então desvinculados da EESC. A Pós-Graduação do ICMC existe oficialmente desde essa data.

A excelência do nível científico do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC é refletida no nível 7 atribuído pela CAPES, representando um desempenho excelente, considerando-se que a Matemática na Universidade de São Paulo tem ótima repercussão internacional sendo a única instituição brasileira classificada entre as melhores do mundo no “ranking” Citations per Papers na Essential Science Indicators de ISI Web of Knowledge

Em 1983 foi criado o Programa de Ciências de Computação, aproveitando os recursos humanos oriundos da extinta Pós-Graduação Interunidades que envolvia os Campi de São Carlos e de Ribeirão Preto, existente desde 1974. Em 1995 foi iniciado o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional no curso de doutorado. 

Foi atribuído pela CAPES em 2013, o nível 6 para o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. 

A Pós-Graduação do ICMC-USP tem exercido profunda influência regional e nacional, tendo formado até dezembro de 2014, 341 mestres em Matemática, 1073 mestres em Ciências de Computação e Matemática Computacional, 210 doutores em Matemática e 355 doutores em Ciências de Computação e Matemática Computacional.

 

 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading