Política de Qualidade

 

Sistema da Qualidade ICMC

 

A Comissão Interna de Qualidade e Produtividade (CIQP) está desenvolvendo um sistema da qualidade para gerenciar as atividades administrativas e de suporte ao ensino e à pesquisa no ICMC. Para entendermos o que é um sistema da qualidade, precisamos entender o que significa Qualidade. Conforme definido por Deming e Juran, um produto e/ou serviço tem qualidade quando estes atendem às necessidades e às expectativas de seus clientes. Assim, um sistema da qualidade consiste em uma estrutura organizacional que nos direcione para a qualidade (para nossos clientes).

Adotar a qualidade como estratégia para desenvolver nossos produtos e serviços é fundamental para se conseguir os benefícios do conceito de qualidade. O objetivo dessa estratégia é o de permitir que a organização produza serviços que atendam às necessidades e expectativas de nossos clientes, e o de fornecer um lugar onde as pessoas possam desfrutar e ter prazer de trabalhar. O nosso sistema da qualidade está dividido em 5 fases (Figura 1), descritas abaixo:

 

Figura 1: Estrutura do Sistema da Qualidade.

 

 


Fase I: Estabelecer e Comunicar o Propósito da Organização

Desenvolver uma declaração escrita do propósito da organização.
Incluir a missão, crenças/valores e visão.
Comunicar esse propósito para a organização, relacionando o trabalho de diferentes partes da organização com o propósito.

 

Fase II: A Organização Como um Sistema (Figura 2)

Compreender os principais processos e produtos na organização.
Estabelecer as métricas de desempenho do sistema.

 

Figura 2: Sistema.

 

 

Fase III: Estabelecer um Sistema para obter Informação sobre os produtos e serviços

Identificar os clientes presentes e futuros da organização.
Desenvolver um sistema para coletar informação a respeito das necessidades dos clientes.

 

Fase IV: Plano para a Melhoria

Resumir a informação da pesquisa com clientes.
Baseado nesses dados, desenvolver os objetivos estratégicos que melhor poderiam acelerar o desempenho da organização.

 

Fase V: Gerenciar os Esforços Individuais e de Equipes para a Melhoria

Fornecer treinamento e outros recursos necessários aos esforços de melhoria.
Fornecer uma metodologia padrão para guiar as melhorias.
Para atendermos a fase I, elaboramos nossa Política da Qualidade:

 

 

 

POLÍTICA DA QUALIDADE

 

Função: Suporte às atividades de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão, atendendo às necessidades de nossos clientes com a execução dos serviços de forma eficiente, eficaz e planejada;

Visão: Sinergia entre os setores com funcionários motivados e capacitados para a função e preocupados com a segurança e saúde;

Princípio: Cumprimento da legislação vigente com todos os funcionários tratados com justiça, cortesia e respeito;

Para implementarmos as outras fases, escolhemos alguns processos básicos para o ICMC:

Processo de Execução de Obras/Reformas;
Processo de Compras;
Processo de Contratação de Docentes;
Processo de Atendimento aos serviços de informática;
Processo de Atendimento na Biblioteca;
Estes processos estão sendo estruturados conforme a metodologia DMAIC, descrita na Figura 3. Uma breve descrição destes projetos é apresentada pelos respectivos chefes de área.

 

Figura 3: DMAIC

 

 



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