Relações Internacionais

 

 

  
 

 

 

 

 

 

 

A USP foi eleita a melhor universidade na América Latina, nos últimos dois anos, de acordo com o ranking QS. Possui campi em 8 cidades. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) localiza-se no campus de São Carlos, uma cidade com 230.000 habitantes, situada a 230 km ao norte de São Paulo. São Carlos é uma cidade universitária, segura, com custo de vida moderado e que conta também com uma outra universidade publica importante. O campus da USP em São Carlos possui duas áreas e o ICMC é uma das mais importantes instituições brasileiras com atividades nos campos das ciências da computação, informática, estatística, matemática e matemática aplicada, atuando tanto no desenvolvimento de pesquisas científicas quanto na formação e treinamento de recursos humanos.

O ICMC-USP oferece 8 cursos de graduação e 5 programas de pós-graduação, sendo que o progrma de Ciências da Computação e Matemática Computacional  com classificação 6 e o de Matemática nota 7, de um máximo de 7, na avaliação do Ministério da Educação (CAPES). 

Em consonância com as diretrizes da USP, o ICMC tem investido muitos esforços em um programa de internacionalização  de suas atividades, e oferece programas de mobilidade e colaboração em pesquisa a sua comunidade e aos seus diversos parceiros estrangeiros.
O órgão responsável pela parte internacional no ICMC é a Comissão de Relações Internacionais (CRInt). Esta comissão é constituída por docentes e funcionários especializados em relações internacionais.

O ICMC-USP foi criado em 1971, originário de antigos departamentos da Escola de Engenharia de São Carlos. Hoje, ele ocupa um área de 14.000m² nas duas áreas do campus da USP em São Carlos. O ICMC-USP possui em quatro departamentos acadêmicos, com um total aproximado de 150 docentes, 99% com PhD. Além dos cursos de graduação e pós-graduação, o ICMC oferece disciplinas para as outras unidades do acadêmicas do campus: os institutos de Arquitetura e Urbanismo, de Física, de Química e a Escola de Engenharia de São Carlos.

Para apoiar as suas atividades, o ICMC tem uma equipe técnica e administrativa, com cerca de 110 membros qualificados trabalhando em uma atmosfera agradável, incluindo instalações modernas e bem equipadas, com uma ótima infraestrutura: salas de aulas multimídia, salas de seminários, dois auditórios e uma biblioteca de alta qualidade especializada, com cerca de 140.000 volumes e mais de 23.000 títulos de periódicos. Seu parque computacional inclui 2.000 unidades e máquinas de alta performance e clusters. A USP recebeu o prêmio internacional Citrix Innovation Award 2013, por conta do projeto Nuvem USP, que criou um dos maiores ambientes em nuvens na América Latina.


Desenvolvimento de atividades comunitárias e parcerias com a sociedade

Além das atividades usuais de ensino e pesquisa, o ICMC tem se dedicado a desenvolver atividades de extensão à comunidade e parceria com a sociedade, governos locais, estaduais e federal, agências de fomento, associações privadas e ONGs para executar ações com ampla  repercussão e alcance. Algumas destas atividades envolvem parcerias com instituições internacionais.

 

Clicando aqui, você pode fazer um tour virtual pelo ICMC.



CRInt-ICMC,  USP-São Carlos 
Av. Trabalhador São-Carlense 400, C.P. 668, 13560-970 São Carlos SP, Brasil
55 (16) 3373 8120  -  crint@icmc.usp.br 

 

 

 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading