VOCÊ ESTÁ AQUI
  • / Projeto de Melhoria das Condições Ergonômicas
VOLTAR
 

Projeto de Melhoria das Condições Ergonômicas

 

 

 

 

 

A Comissão de Qualidade e Produtividade deu início, em 2003, ao Projeto de Melhoria das Condições Ergonômicas do ICMC, com apoio da Comissão de Gestão da Qualidade e Produtividade da Universidade de São Paulo.

 

 

Iniciando o Projeto, em agosto daquele ano foi realizado o I Encontro para Melhoria das Condições Ergonômicas, com palestras relacionadas a LER/DORT, Antropometria, Ergonomia e Projeto de Trabalho, contando com a participação de várias unidades da USP e representantes da Reitoria.

 

A segunda etapa transcorreu durante o ano de 2004, com a contratação de fisioterapeutas com o objetivo de realizar um levantamento das condições dos postos de trabalho do ICMC e prevenir, por meio de palestras e visitas aos locais de trabalho, doenças advindas da não adequação de ambientes e mobiliários oferecidos aos usuários. Além disso, visava também a correção dos postos de trabalho, análise do uso e funcionalidade dos equipamentos e objetos de trabalho e o treinamento e readaptação do funcionário no seu posto de trabalho.

 

 

Como resultado do trabalho dos fisioterapeutas, foram elaborados Laudos Ergonômicos apontando: problemas em relação à postura ou ao local onde são realizadas as atividades; problemas relacionados ao espaço físico e problemas relacionados com a relação funcionário-mesa-cadeira-computador.

 

Com esses dados, a CIQ&P está elaborando a terceira etapa do projeto, para obtenção de recursos para implementar as sugestões visando corrigir os problemas apontados nos laudos. Isto representa:

 

 

conscientização quanto ao uso correto dos equipamentos disponíveis e orientação postural, apresentada por profissionais capacitados a promover a melhoria do bem-estar físico, psíquico e social dos servidores;
aquisição de mobiliário e acessórios como apoios para pés, suportes de monitores de vídeo, mouse-pad com apoio para punho, apoiadores de punho para teclado (key-pad), protetor de tela para computador. 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading