VOCÊ ESTÁ AQUI
  • / Medalhas e Honrarias
VOLTAR
 

Medalhas e Honrarias

 

Homenagem do instituto de Química de São Carlos (IQSC)

 

 

   A professora Lourdes de la Rosa Onuchic, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, foi homenageada durante as comemorações dos 40 anos do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

   A cerimônia ocorreu na quinta-feira, 3 de outubro, no anfiteatro Jorge Caron, e contou com a presença de autoridades de outras unidades do campus.
 

   A professora Maria Teresa do Prado Gambardella, que faz parte da comissão que organiza as comemorações no IQSC, comentou a importância de Onuchic desde a criação do curso: "A professora ministrou disciplinas da matemática que são fundamentais na formação dos químicos".


   Onuchic tem experiência na área de educação, com ênfase em educação matemática, atuando principalmente nas áreas de resolução de problemas, educação matemática, metodologia de ensino, formação de professores e ensino-aprendizagem-avaliação de matemática.

 
Texto e foto: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC
 

 


 

 

Pesquisador do ICMC vence Prêmio Jabuti

 

 

  O livro Inteligência Artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina, de autoria do Prof. Dr. André Ponce de Leon Carvalho, foi o vencedor da  54º edição do Prêmio Jabuti na categoria Tecnologia e Informática. 

 

  Além de Carvalho, que é docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, são autores da obra os seguintes pesquisadores: Ana Carolina Lorena, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Katti Faceli, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e João Gama, da Universidade do Porto, em Portugal.


  A obra com 394 páginas é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação e aborda os principais conceitos e algoritmos de aprendizado de máquina, bem como suas aplicações práticas, como por exemplo no auxílio ao diagnóstico de doenças, no monitoramento da qualidade da água, na prevenção de incêndios florestais, na detecção e localização de falhas em linhas de transmissão de energia, entre outros.

 

  Pela premiação, os autores receberão um troféu e mais R$ 3,5 mil reais em dinheiro. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 28 de novembro de 2012, em São Paulo-SP.

 


 

 

Exército confere Medalha do Pacificador a docente do ICMC

 

  

 O pesquisador do ICMC, Prof. Dr. Onofre Trindade Júnior, recebeu no dia 24 de agosto de 2012, em Brasília, a Medalha do Pacificador, condecoração criada em 1953 para premiar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Exército Brasileiro. 

 

 O pesquisador atua no Departamento de Sistemas de Computação do ICMC e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC). Trindade foi premiado por conta de suas pesquisas com o desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), que são utilizados pelo Exército com a finalidade de segurança e defesa civil, realizando o monitoramento ambiental e das fronteiras  no país. 

 

  O ICMC e o INCTSEC  desenvolvem  VANTs com tecnologia capaz de realizar missões autônomas, a um custo baixo em comparação a aeronaves tripuladas.

 


 


 

Ordem Nacional do Mérito Científico

 

 

 A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à  Tecnologia. A admissão e promoção de membro da Ordem bem como a concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico são feitas em decretos do Presidente da República.

 

 A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão ou promoção, bem como da Medalha, é feita em ato solene presidido pelo Presidente da República ou pelo Ministro da Ciência e Tecnologia.

 

 O Decreto nº 4115, de 6 de fevereiro de 2002, sobre a Ordem e estabelece suas classes: Grã-Cruz e Comendador, além fixar o quantitativo de 200 vagas para a classe da Grã-Cruz e de 500 para a de Comendador.

 

 O pesquisador do ICMC, Prof. Dr. José Carlos Maldonado, foi agraciado com a honraria na Classe Comendador, a cerimônia de entrega das insígnias ocorreu no dia 26 de maio de 2010.

 


 

 

Ordem Nacional do Mérito Científico

 

 

 A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à  Tecnologia. A admissão e promoção de membro da Ordem bem como a concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico são feitas em decretos do Presidente da República.

 

 A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão ou promoção, bem como da Medalha, é feita em ato solene presidido pelo Presidente da República ou pelo Ministro da Ciência e Tecnologia.

 

 O Decreto nº 4115, de 6 de fevereiro de 2002, sobre a Ordem e estabelece suas classes: Grã-Cruz e Comendador, além fixar o quantitativo de 200 vagas para a classe da Grã-Cruz e de 500 para a de Comendador.

 

 A pesquisadora do ICMC, Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas, foi agraciada com a honraria na Classe Comendador, a cerimônia de entrega das insígnias ocorreu no dia 26 de maio de 2010.

 


 

 

Pesquisadores do ICMC recebem o Premio Jabuti 2008

 

 

  O livro Introdução ao Teste de Software, de autoria do Prof. Dr. José Carlos Maldonado, recebeu o Prêmio Jabuti em sua 50º edição, obtendo a 3ª colocação na categoria Tecnologia e Informática. A cerimônia de premiação ocorreu em setembro de 2008.

 

  Maldonado atualmente é Professor Titular e Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica - Computação e Automação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1991). Título de Livre-Docente da USP (1996).
 

  Uma co-edição da Elsevier e da Campus, o livro é resultado de experiências desenvolvidas com alunos de mestrado e doutorado da área de engenharia de softwares. Segundo os autores, a obra procura apresentar as principais técnicas de teste de software, mostrando suas origens, evolução e tendências. Mostra, também, como essas técnicas vêm sendo aplicadas em domínios específicos como o desenvolvimento de software para a Web ou baseado em aspectos. A publicação também oferece informações sobre depuração e confiabilidade.

 

  Também são autores da obra os seguintes pesquisadores: Mário Jino (UNICAMP) e Marcio Eduardo Delamaro (ICMC).

 

Mais informações: www.unicamp.br/unicamp/noticias

 


 

 

Premio Jabuti 2008

 

 

  O Prof. Dr. Marcio Eduardo Delamaro também foi agraciado com o premio jabuti em setembro de 2008 pela autoria no livro Introdução ao Teste de Software.


  Delamaro possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1997) com programa sanduíche na Purdue Univesity, Estados Unidos. Realizou pós-doutorado no Politecnico di Milano, Itália, entre 2000 e 2001 e obteve o título de livre-docente na área de Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo em 2005. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de 1999 a 2011. Atualmente é professor associado do SSC/ICMC/USP. 

 

 Tem experiência na área de Engenharia de Software atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, teste de mutação, teste estrutural. 

 

  Sobre o prêmio - Criado em 1958 pela Câmara Brasileira do Livro, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O julgamento é feito em duas etapas por um corpo de jurados especializados. Na primeira sessão pública, foram selecionadas as 10 melhores obras e, na segunda, foram  definidos os três primeiros lugares de cada categoria. 

 

Fonte: lattes.cnpq.br/2844974351441051

 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading