VOCÊ ESTÁ AQUI
  • / Participações em Sociedades Científicas
VOLTAR
 

Participações em Sociedades Científicas

 

 

 

Academia Brasileira de Ciências elege docente do ICMC

 

 

  A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu, no dia 18/12/2013, 30 cientistas, de todas as áreas, para integrar seus quadros como membros titulares e correspondentes. Um dos eleitos para a cadeira de titular na área de Ciências Matemáticas foi o professor José Alberto Cuminato, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

 

  Cuminato possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Matemática pela USP, mestrado e doutorado em Análise Numérica na Oxford University Computing Laboratory.  Foi diretor do ICMC entre 2006 e 2010, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional por dois mandatos (de 2005 a 2007 e de 2007 a 2009),

além de ser membro correspondente estrangeiro da Royal Society Edinburgh.  Tem experiência na área de matemática, com ênfase em análise numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de escoamentos incompressíveis e escoamentos com superfícies livres, métodos de diferenças finitas, métodos numéricos para equações diferencias ordinárias e parciais e equações integrais de Fredholm e de Cauchy.

 

Mais informações

Site da ABC: www.abc.org.br

 


 

 

 

 

Docente do ICMC integra nova diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática

 

 

   A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) anunciou a composição de sua nova diretoria, nomeada em julho de 2013. Ali Tahzibi, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foi eleito para o cargo de primeiro secretário.

 

   A cerimônia de posse ocorreu no dia 30 de julho de 2013 na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. O mandato vai até julho de 2015. O novo presidente será Marcelo Viana, do IMPA, e o vice será Vanderlei Horita, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A nova composição terá também Luiz Manoel Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), como segundo secretário; Marcela Souza, da Universidade Federal do Tri-  

angulo Mineiro (UFTM), como terceira secretária; e Carmen Mathias, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como tesoureira. 

 

   Tahzibi é professor associado do Departamento de Matemática do ICMC, onde atua desde 2003, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto. É graduado em Matemática pela Sharif University of Technology, no Irã, e doutor em Matemática pelo IMPA. Realizou pós-doutorado na USP e na Universidade do Porto, em Portugal. Desenvolve suas pesquisas na área de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica.

 

Mais informações

Site da SBM: www.sbm.org.br

 


 

 

 

 

Professor do ICMC é eleito para conselho da Associação Internacional de Estatística Computacional

 

 

  O Prof. Dr. André Ponce de Leon Carvalho do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foi eleito, no dia 24/06/2013membro do conselho da Associação Internacional de Estatística Computacional (IASC).


  Os objetivos da associação são promover em todo o mundo o interesse pela estatística computacional e a troca de conhecimentos técnicos por meio de encontros entre estatísticos, profissionais de computação, organizações da área e governos.  As eleições ocorreram no final de junho e o mandato de Carvalho abrangerá o período de 2013 a 2017.


  Atualmente, Carvalho é professor titular do Departamento de Ciências de Computação do ICMC. Possui graduação em Ciência da Computação (1987) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), doutorado em Electronic Engineering pela University of Kent at Canterbury(1994) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (2006). 

 

  Atua na área de aprendizado de máquina, principalmente com redes neurais, bioinformática, algoritmos genéticos, mineração de dados e sistemas híbridos. 

 

Mais informações

Site: www.iasc-isi.org

 


 

 

 

 

Docente do ICMC integra conselho da Sociedade Brasileira de Computação

 

     A Profa. Dra. Maria Cristina Ferreira de Oliveira foi eleita como membro titular do conselho da Sociedade Brasileira de Computação. A apuração dos votos aconteceu no dia 27/07/2013 e a docente conquistou a terceira maior votação para o conselho, que desempenha funções deliberativas e normativas. O mandato abarca o quadriênio 2013-2017.

   A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área genérica de computação.

   Maria Cristina é, atualmente, chefe do Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. É livre-docente e possui pós-doutorado pela University of Massachusetts e doutorado pela Bangor University.

 

  

   Em parceria com colegas do ICMC, consolidou o grupo de pesquisa em Visualização, Imagens e Computação Gráfica, um dos precursores na implantação de pesquisas na área de visualização no Brasil.

 


 

 

 

 

Associação internacional de estatística elege docente do ICMC como membro

 

 

   O Prof. Dr. Francisco Louzada Neto do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foi eleito, no dia 28/03/2013membro do International Statistical Institute (ISI), associação científica que reúne estatísticos de todo o mundo.


   O órgão tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de métodos estatísticos, visando a melhoria da educação nessa área de conhecimento. Além disso, a instituição forma uma rede internacional de contatos e promove conferências e reuniões, permitindo a troca de experiências e ideias. 

   Francisco Louzada é PhD em Estatística pela Universidade de Oxford (1998), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP (1991) e Bacharel em Estatistica pela UFSCar (1988).
 

   Atualmente é Professor Titular do ICMC-USP, e Coordenador de Transferência de Tecnologia do CEPID do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). Coordena também o Centro de Estudos do Risco (CER) e é Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estatística da UFSCar. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade, Data Mining, Testes Diagnósticos, Inferência Bayesiana, Modelos Não-Lineares, Modelos de Risco.

 

Mais informações
Site do ISI: www.isi-web.org

 


 

 

 

 

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências - ABC

 

  

 

  A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu na assembleia geral 36 cientistas, de todas as áreas, para integrar seus quadros como Membros Titulares e Correspondentes. Um dos eleitos para a cadeira de Titular na área de Ciências Matemáticas foi o Prof. Dr. Alexandre Nolasco de Carvalho, docente e vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. A cerimônia de posse ocorreu no dia 7 de maio de 2013.

 

  Carvalho é professor titular do ICMC desde 2001, onde atua no Departamento de Matemática (SMA). É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Mestre em Matemática também pela USP e Doutor em Matemática pelo Georgia Institute of Technology em 1992. Realizou programas de Pós-Doutorado na University of Nebraska System(EUA) e Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Equações Diferenciais Parciais e Análise Funcional Não-Linear. 

   A Diretoria do ICMC parabeniza o docente pelo merecido reconhecimento, ressaltando sua relevante contribuição para o avanço da da ciência, em particular para a área da Matemática.

 

Mais informações: www.abc.org.br

 


 

 

 

 

Presidente da Associação Brasileira de Estatística - ABE

 

 

  No dia 2 de agosto de 2012, tomou posse como presidente da Associação Brasileira de Estatística (ABE) o Prof. Dr. Francisco Louzada Neto, docente do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP São Carlos.

 

  A cerimônia de posse ocorreu na Assembleia Geral da ABE, durante o 20º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), o maior evento nacional da área. Louzada assume o cargo no período de agosto de 2012 até agosto de 2014, sucedendo o Prof. Dr. Luiz Koodi Hotta, do IMECC-UNICAMP.

 

  Francisco Louzada é PhD em Estatística pela Universidade de Oxford (1998), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP (1991) e Bacharel em Estatistica pela UFSCar (1988). 

 

 Atualmente é Professor Titular do ICMC-USP, e Coordenador de Transferência de Tecnologia do CEPID do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). Coordena também o Centro de Estudos do Risco (CER) e é Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estatística da UFSCar. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade, Data Mining, Testes Diagnósticos, Inferência Bayesiana, Modelos Não-Lineares, Modelos de Risco.

 

Mais informações: www.redeabe.org.br

 

 

 

 

 

Presidente da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens - CEGRAPI - SBC

(2011 - Atual)

 

 

  Prof. Dr. Luis Gustavo Nonato possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado (1994) e doutorado (1998) em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo realizado pós-doutorado na University of Utah (2008-2010). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Computação Científica, com ênfase em Processamento Geométrico e Visualização 

 

Fonte http://lattes.cnpq.br/3794241680729178

 


 

 

 

 

Presidente da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2007 - 2011)

 

 

 

  Prof. Dr. José Carlos Maldonado é professor Titular e Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica - Computação e Automação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1991). Título de Livre-Docente da USP (1996). Vice-Diretor do ICMC-USP (2007-2010).

  Além de ter presidido a SBC (2007-2009; 2009-2011), Maldonado também foi Diretor de Educação da SBC (97-99), Membro do Conselho da SBC (1999-2003; 2011-2015) e também Vice-Presidente da SBC (2003-2005; 2005-2007). 

     

Fonte http://lattes.cnpq.br/8807333466702951

 


 

 

 

 

Membro da Royal Society of Edinburgh - RSE

 

 

  Prof. Dr. José Alberto Cuminato, se tornou membro da Royal  Society  of  Edinburgh (RSE),  prestigiada  academia de ciências e letras da Escócia. Cuminato  foi  admitido  como Corresponding Fellow, categoria que conta com apenas 61 membros em todo o mundo. A cerimônia de admissão foi realizada no dia 16 de maio de 2011

 

  A RSE foi criada em 1783 pelo Rei George III, visando  o  avanço  do  conhecimento  na  Escócia,  e  é reconhecida  como  academia  nacional  do  país.  A Sociedade  distribui  anualmente  bolsas  para  fins  de pesquisa,  organiza  palestras  públicas  e  promove  a ciência na Escócia. Os membros da RSE são eleitos pelos pares  em todas  as  áreas  do  conhecimento,  dando  à Sociedade uma persectiva multidisciplinar, que engloba  ciências,  artes,  humanidades,  profissões, indústria e comércio.

 

Mais informações: www.royalsoced.org.uk

 

 

 

 

 

Presidente da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2009 - Atual)
 
 
 

 
Prof. Dr. Thiago Alexandre Salgueiro Pardo possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. 

 

Fonte http://lattes.cnpq.br/7078737101024368

 


 

 

 

 

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências - ABC

 

 

 A Academia elege anualmente, e em caráter permanente, seus novos membros titulares que sejam cientistas com destacada atuação em sua área especializada. 

 

 A Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas tomou posse como membro titular na Academia Brasileira de Ciências devido a sua relevante atuação na área de Ciências Matemáticas, a cerimônia de posse ocorreu no dia 05 de maio de 2009 no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional 

SBMAC (2009 - 2011)

 

    Prof. Dr. Antonio Castelo Filho possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Matemática Aplicada, Computação Gráfica e Mecânica dos Fuidos Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamentos de fluidos com superfícies livres, geometria e topologia computacional e geração de malhas.
     

 

 

 

 

Diretor Financeiro da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2007 - 2010)

 

 

  Prof. Dr. Paulo Cesar Masiero tem mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, da USP São Carlos (1979), Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, USP (1984), e Pós-Doutorados na University of Michigan (1985), USA e Universidade Técnica da Dinamarca (1993).

 

  Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Na Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Masiero foi membro do Conselho Diretor em dois mandatos (07/1995 a 06/1999) - (07/2001 a 07/2005) e também Diretor Financeiro (07/2007 a 07/2010).

     

Mais informações: portal.sbc.org.br

 

 

 

 

 

Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional 

SBMAC (2005 - 2007) - (2007 - 2009)

 

    Prof. Dr. José Alberto Cuminato possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1981), M Sc In Numerical Analysis - Oxford University Computing Laboratory (1983) e Ph D In Numerical Analysis - Oxford University Computing Laboratory (1987). Foi diretor do ICMC-USP no período 2006-2010, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional por dois mandatos, 2005-2007 e 2007-2009, é professor titular da Universidade de São Paulo e membro correspondente estrangeiro da Royal Society Edinburgh. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação de escoamentos incompressíveis e escoamentos com superfícies livres, métodos de diferenças finitas, métodos numéricos para equações diferencias ordinárias e parciais e equações integrais de Fredholm e de Cauchy.
     

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7320090199496500

 


 
 
 
 
Diretor de Educação da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2001 - 2005)
 
 
    Prof. Dr. Marcos José Santana possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1980), mestrado em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1985) e doutorado em Eletrônica e Computação - University of Southampton (1989). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Avaliação de Desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho, serviços web, grades computacionais, computação em nuvem, escalonamento de processos, computação paralela, simulação e balanceamento de carga. Coordenador do Curso de Engenharia de Computação pelo ICMC de 2002 a 2011 e chefe do departamento de Sistemas de Computação desde 2010. 

 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1251013053012882

 


 

 
 
 
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2001 - 2003) - (2007 - Atual)
 
 
 

 
Prof. Dr. Andre Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) doutorado em Electronic Engineering - University of Kent at Canterbury (1994) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (2006). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, também é  Coordenador da Comissão Especial e sócio da SBC. 

 

 

 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9674541381385819

 


 

 

 

 

Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (1998 - Atual)

 

 

 Profa. Dra. Edna Maura Zuffi possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) - área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. 
 

 

 

 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/6456495585291832

 

 

 

 



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - USP

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP

Latitude: -22.0055948
Longitude: -47.8933842

VER NO MAPA ACESSE O PORTAL

TELEFONE

55 (16) 3373-9700

FAX

55 (16) 3373-8888

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

MAPA DO SITE
  • LOGOFF
    Usuário:


    Nível:
  • ÁREA RESTRITA
Loading